A infraestrutura é uma área vital para o desenvolvimento socioeconômico de um país. Ela é formada pelos serviços de saneamento, transporte, energia e telecomunicação – todos contribuindo para o progresso e evolução de uma determinada região. Qualificar a infraestrutura repercute positivamente em muitas áreas.
A infraestrutura urbana é um conjunto de redes básicas que possibilita o funcionamento de uma cidade, como a condução e distribuição de rede viária, água potável, rede de esgoto, energia elétrica, gás, telefone, transporte, entre outras, que proporcionam qualidade de vida para a população.
O saneamento básico é um conceito que está relacionado com o controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública) tendo em conta o bem-estar físico, mental ou social da população.
A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil.
Resposta. Chamamos de Esgoto a água proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário. Dependendo do uso, há distintas denominações.
Dados da ONU mostram que 15 mil pessoas morrem por doenças ligadas à falta de saneamento. A Organização Mundial da Saúde estima que anualmente 15 mil pessoas morram e 350 mil sejam internadas no Brasil devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico.
As principais doenças agravadas pela falta de saneamento básico