"Argumentar" quer dizer oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Argumentar não é apenas a afirmação de determinado ponto de vista nem uma discussão. Os argumentos são tentativas de sustentar certos pontos de vista com razões.
Repare que todas as premissas são verdadeiras e que a conclusão no caso, foi verdadeira, logo esse é um argumento válido. No argumento correto, julgamos o que foi dito, se as premissas ditas forem verdadeiras e a conclusão também, nesse caso, o argumento é correto.
Sempre que argumentamos, temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós. No momento da construção textual, os argumentos são essenciais, esses serão as provas que apresentaremos, com o propósito de defender nossa ideia e convencer o leitor de que essa é a correta.
Sofisma ou sofismo é um conceito filosófico que está relacionado com a lógica, a argumentação e os tipos de raciocínio. Trata-se de um erro, uma argumentação falsa que é cometida intencionalmente com o intuito de persuadir seu interlocutor. Assim, ele gera uma ilusão de verdade.
O sofismo ou sofisma é uma estrutura de pensamento que foge às regras da lógica. Nesse sentido, ele conduz a conclusões falsas. ... Por outro lado, a pessoa que constrói um sofisma tem a intenção de conduzir o interlocutor à conclusão falsa que sua argumentação produz e assim conquistar adeptos à ideia que defende.