Você já parou para pensar qual é o verdadeiro primeiro dia da semana? Será que é o domingo ou a segunda-feira? Essa é uma questão que gera discussões e interpretações diferentes ao redor do mundo.
Tanto no cristianismo quanto no judaísmo, o domingo é considerado o primeiro dia da semana. Na religião cristã, o domingo é um dia de preceito, onde os fiéis são convocados a comparecer à Missa. A Eucaristia dominical é vista como um alicerce e uma celebração central para os praticantes da fé cristã.
Começou como estagiário no JC Concursos, mas também acumula experiências como redator na agência de comunicação Neto Angel. Além já atuou como editor na Serasa, Eu Quero Investir e Torcedores.com.
Desse modo, o evento sagrado superaria a importância do sábado judaico. Mais ainda, no livro dos Atos do Apóstolos há relatos da prática do domingo como primeiro dia da semana. Em especial, seria um dia para repartir o pão com seus semelhantes e descansar “até meia-noite”, como forma de explicar que a vida começa novamente após o repouso.
E aí, aprendeu qual é o primeiro dia da semana? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
+Suspeitas da rachadinha na Câmara Municipal do RJ envolve três partidos; salários até R$ 20 mil
Mas é muito comum utilizar-se "semana" se referindo implicitamente à "semana útil", que se inicia na segunda-feira - que é também a convenção internacional estabelecida no ISO 8601.
Jornalista especializado em produção de conteúdo para internet, SEO e marketing digital, com experiência em redação e edição de texto.
Sendo assim, prima feria passou a designar o domingo e secunda feria a segunda-feira. Em outras palavras, a expressão primeira-feria em latim existiu para designar o domingo, mas também chamava-se esse dia de Dominus Dei ou dia do Senhor em homenagem à ressureição de Cristo. Por fim, é desse termo que designa o nome domingo, bem diferente dos outros nomes da semana.
Sobretudo, determinaram que a segunda-feira seria o primeiro dia da semana. Como consequência, domingo seria o último. Porém, em países, como no próprio Brasil, há ainda um acordo social de domingo ser o primeiro dia da semana. No geral, essa convenção acontece em decorrência do domingo ser um dia de descanso, sagrado e o mais importante da semana em algumas religiões.
Mesmo com as transformações históricas, a dualidade do domingo permanece. Hoje, ele representa tanto um dia de culto religioso quanto um dia de descanso e lazer para muitas pessoas. A escolha entre considerar o domingo como primeiro ou último dia da semana pode variar conforme a tradição e a perspectiva cultural de cada sociedade.
Sobretudo, no livro Êxodo há uma passagem sobre o dia de sábado para santificar, como um dia do Senhor onde não se deve trabalhar. Em resumo, consiste em um momento para repouso, observação e descanso. Entretanto, posteriormente estabeleceu-se que domingo é o primeiro dia da semana na Antiguidade, porque foi quando Jesus ressuscitou.
que corresponde à convenção chamada de "tradicional ocidental" (Western traditional).
Independentemente da interpretação, o domingo permanece como um dia marcante na cultura e na religião de diversas nações, carregando consigo uma rica história de significados e transformações ao longo dos séculos.
Com a consolidação do cristianismo como religião oficial, o domingo passou a ser chamado de "dies dominica", Dia do Senhor, refletindo a mudança religiosa e cultural da época.
Em primeiro lugar, a dúvida sobre qual é o primeiro dia da semana permeia a vida de muitas pessoas, até porque existem respostas diversas. Nesse sentido, existe uma importante diferença entre dia da semana e dia útil. Portanto, diz-se que o primeiro dia da semana é domingo, mas o primeiro dia útil é a segunda-feira.
A transição oficial do domingo como Dia do Senhor ocorreu com o édito de Tessalônica em 380 d.C., sob o reinado de Teodósio I. O imperador estabeleceu o cristianismo de Niceia como a religião oficial do Império Romano. A partir de então, o domingo passou a ser oficialmente reconhecido como o primeiro dia da semana.
Como consequência, surgiu o Latim litúrgico que trouxe o feira dos dias da semana. Basicamente feria em latim significa dia de descanso. No geral, associa-se a nomeação dos dias da Semana Santa a Martinho de Dume bispo da cidade de Braga, em Portugal, no quinto século depois de Cristo.
A palavra "domingo" tem origem no latim "dies dominicus" ou "dominica", que significa "dia do Senhor". Essa denominação é uma referência direta à relevância religiosa do domingo, em contraste com o latim "dies solis", que significa "dia do sol".
“Feira” vem de feria, que, em latim, significa “dia de descanso”. ... Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar.
Os prazos que se iniciarem ou se completarem nesse dia ficam automaticamente prorrogados para o dia 28 subsequente (terça-feira).
terça-feira
Faltam 266 dias para 31 de Dezembro!
Com Today'sDate365, obter a data atual rapidamente. Se você tem um computador, tablet ou smartphone, a data atual será exibido imediatamente. A data de hoje é: Quinta-feira.
Existem 53 semanas em 2020.
Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020