Os chamados "povos do mar" surgiram pelos fins do século XV a.C., e por certo foram os predecessores dos povos gregos. Eram os aqueus, povos de origem indo-européia. Da miscigenação de cretenses e aqueus originou-se a civilização Miceniana.
1100 a.C.
Quais são as principais informações de cada reino africano?
Unificação dos reinos do Egito Essas populações fixaram-se em aldeias agrícolas, que aos poucos formaram pequenas cidades-Estado, chamadas nomos, administradas pelos nomarcas, a primeira elite egípcia.
Os nomos eram pequenas cidades do Egito Antigo e estavam presentes próximas ao rio Nilo, onde sobreviviam por meio da agricultura e pecuária. ... Com o tempo, houve a unificação do Alto com o Baixo Egito, por meio de Menés, dando origem assim ao Egito Antigo, que era bem mais estável e forte contra possíveis invasores.
Menés foi um faraó do Antigo Egito da Época Tinita, creditado pela tradição clássica como o unificador do Alto e Baixo Egito, e como o fundador da primeira dinastia.
Alto Egito foi o nome dado ao conjunto de nomos do vale do rio nilo. Baixo Egito é a região mais ao norte do Egito, indo da atual cidade do Cairo ao delta de Nilo, em Alexandria.
Essas regiões eram formadas por nomos que nada mais eram que divisões de governo. ... Para aproveitar melhor as águas do rio Nilo, os nomos precisaram colaborar mutuamente, passando a construir canais de irrigação que garantissem uma agricultura eficaz. Explicação: Quem unificou o egito foi o Namer.
Por volta de 3200 a.C., Menés (também conhecido pelos nomes “Meni”, “Narmer” e “Men”), governante do Alto Egito, realizou o processo de unificação dos dois reinos formados ao longo do Rio Nilo. Por meio desta ação se transformou no primeiro Faraó da história egípcia.
Explicação: Por volta de 3500 a.C., o Egito estava dividido em dois reinos: o do Alto Egito (ao sul) e o do Baixo Egito (ao Norte). Menés era governante do Alto Egito. Após várias guerras de conquista, ele conseguiu unificar os reinos do Alto Egito e do Baixo Egito, subordinando os vários nomos.
Resposta: A unificação dos nomos ao sul do rio Nilo resultou na formação do Reino do Alto Egito, que tinha por divindade o deus Seth. Já a unificação dos nomos da região ao norte do rio Nilo, mais precisamente no entorno do Delta do Nilo, formaram o Reino do Baixo Egito, este tendo no deus Hórus a divindade máxima.