Para facilitar o desenho do corte da escada vamos colocar as linhas criadas no layer 0 do AutoCAD. Agora vamos tornar corrente o layer ARQ-ESTRUTURA (pois vai ser uma escada de concreto), vamos ativar o comando PLINE (polilinha) e começar a desenhar a escada, veja na imagem que paramos de desenhar ao chegar no patamar.
Como exemplo, temos a seguinte situação: um arquiteto precisa usar uma escala para fazer o desenho de uma planta baixa de um apartamento representado na escala 1:50 (um por cinquenta). A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais.
No caso de um desenho ou mapa, a escala é a relação entre as dimensões apresentadas no desenho e o objeto real por ele representado. Tanto as dimensões do desenho como do objeto real devem ser relacionadas utilizando a mesma unidade, para que seja possível realizar uma comparação na mesma grandeza.
Quando o numerador é maior que o denominador, como é este caso, a escala se diz que é de ampliação, pois o desenho é maior do que o objeto real. ... Se no desenho a medida é de 60 cm, o seu tamanho real será de 12 cm, já que 5 unidades no desenho equivalem a 1 unidade do objeto real: E = 5/1, ou 60/12.
Escala 1:20 (um por vinte) Cada 4 centímetros no desenho equivale a 1 metro na edificação.
Então nesse trecho temos três informações que contribuem para que possamos montar uma escala de acordo com as regras da CLT:
Para que Serve a Escala Musical? As escalas musicais são a base para a harmonização e melodia das músicas que conhecemos. Isso porque é a partir delas que os acordes são formados! Os acordes da escala maior de Dó, por exemplo, são formados somente pelas notas da escala maior de Dó.
Sem entrar em detalhes no processo da construção das escalas, vemos que a divisão da escala musical em sete notas principais (tom – tom – semitom – tom – tom – tom - semitom) é uma conseqüência da irracionalidade na divisão dos intervalos que definem a escala.
Segundo o pianista Duane Shinn, os tipos de escalas mais comuns são: maiores, menores, cromáticas, tons inteiros e modos. A escalas naturais são chamadas assim por serem as mais básicas na teoria musical. A escala maior de dó (dó ré mi fá sol lá si) é um exemplo de escala natural.
As mais conhecidas são: a escala de tons inteiros, a pentatônica ou chinesa e a escala de blues.