17 de julho de 1918
A execução da família real russa foi julgada na atualidade como um crime e algo sem fundamento, e por isso os descendentes foram "reabilitados", o que acredito significar alguma forma de compensação simbólica e talvez em termos materiais.
Resposta: antes do desmembramento da URSS, ocorrido em 1991, a execução do Czar era vista como "justiça. Explicação: passou a ser vista como repreenção sem fundamento.
A Casa Romanov (em russo: Дом Рома́новых, transl. Dom Romanovykh), é uma família nobre russa, tendo sido a segunda e última dinastia imperial e portanto, a família imperial que governou a Moscóvia e o Império Russo por oito gerações entre 1613 e 1762.
Nicolau II foi o último czar da Rússia. Seu reinado chegou ao fim em 1917, quando aconteceu a Revolução Russa. O povo estava descontente com a pobreza e com a falta de participação nas decisões do governo.
Em fevereiro de 1917, uma junção de manifestações, greves e vários atos de insubordinação por parte de camponeses, operários e militares por toda a Rússia provocou a queda do czar e o fim do Império. Esses acontecimentos ficaram conhecidos como Revolução de Fevereiro.
Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar muito a insatisfação popular com o czar. As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. ... Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918.
Nicolau II
Revolução Russa - Fatores Verá que havia um grande atraso social, uma sociedade rural, com aumento da miséria e burguesia fraca. Também havia atraso econômico, com economia agrária, redução das indústrias, aumento da concentração fundiária e aumento da inflação.
As principais motivações para a Revolução Russa estavam associadas ao governo autoritário do Czar Nicolau II. A ausência de liberdades individuais, restringidas pelo Estado, bem como o controle da Igreja Ortodoxa sobre a educação, eram características movimentadoras de protestos.
Antes da Revolução a Rússia era um país politicamente atrasado, economicamente pouco desenvolvido, militarmente desorganizado e profundamente desigual.
Antes da Revolução Russa, cuja concretização foi em 1917, o sistema político que organizava o país desde o século XVI era o czarismo. Tratava-se de uma forma de absolutismo, no qual o czar (imperador) concentrava em suas mãos todos os poderes.
Resposta. Embora a Rússia tenha entrado na guerra, sua situação interna não era das mais favoráveis: constantes crises de fome, superexploração dos trabalhadores (urbanos e rurais), assim como movimentos que contestavam o poder do czar.
Resposta. Apesar da Rússia, na época, ser um dos países mais poderosos do mundo em termos militares, apenas uma fina parte da população (os nobres) tinham boas condições de vida. Os camponeses eram terrivelmente pobres e trabalhavam de sol-a-sol os seus terrenos sem poder possuí-los.
A Russia nos anos anteriores a primeira guerra mundial, era um país que ainda dependia muito do setor rural e havia dado inicio a sua industrialização. Nos anos anteriores à revolução a Rússia o país possuía um sistema muito parecido com a Europa feudal.
Logo após a retirada da Rússia socialista da guerra, seu principal líder, Lênin, assinou junto à Alemanha um Tratado de Paz entre as nações. O Tratado foi denominado Brest-Litovsk (1918). Com ele, a Rússia perdeu vários territórios para a Alemanha, como a Estônia, a Lituânia, a Ucrânia e a Finlândia.