Método Analítico Por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividi-las em unidades mais simples, as sílabas. Este método pode ser divido em palavra, sentença ou global. Na palavração, como o próprio nome diz, parte-se da palavra.
O método fônico é um método de alfabetização que primeiro ensina os sons de cada letra e então constrói a mistura destes sons em conjunto para alcançar a pronúncia completa da palavra. Permitindo dessa forma que se consiga ler toda e qualquer palavra.
O Ministério da Educação (MEC) recomenda às escolas brasileiras o uso do método fônico de alfabetização. A Política Nacional de Alfabetização privilegia cinco ações voltadas à estratégia de ensino da leitura e da escrita, valorizando sempre a decodificação de letras e segmentos de sons nas palavras.
A principal contribuição da psicogênese é essa – de conseguirmos ler como o sujeito pensa que se estrutura o sistema alfabético – e, dentro dessa leitura, ver as várias interpretações que esses alunos dão; além disso, é preciso que o professor saiba ressignificar a teoria de Ferreiro.
Posicionado no grupo dos métodos sintéticos, que se organizam das partes para o todo, o método silábico se caracteriza pela apresentação visual de sílabas prontas, sem forçar a articulação das consoantes com as vogais, e sem destacar as partes que compõem a sílaba.