O processo de transferência externa é dividido em duas partes. Na primeira fase, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) realiza a pré-seleção de caráter geral. Já na segunda etapa, a seleção é feita pelas próprias unidades da USP com vagas abertas, onde será cobrado os conteúdos específicos de cada área.
A prova de transferência está marcada para o dia 28 de junho com 80 questões do tipo teste de múltipla escolha, com cinco alternativas. O programa das matérias do exame de transferência consta no Manual da Transferência e também é possível saber como foram as provas anteriores neste link.
As provas da Fuvest são aplicadas em 31 municípios do estado de São Paulo. Em algumas dessas cidades, como Barretos, Fernandópolis, Jaú e Marília, só acontece a primeira fase.
Com três locais de prova estão as cidades de Bauru, Franca, Jundiaí, Piracicaba, Pirassununga e São José do Rio Preto. Já com dois locais de prova estão as cidades de Botucatu, Jaú, Limeira, Registro, Santos e Taubaté.
A última forma de ingresso e mais incomum é pela transferência externa da USP, um processo que também é promovido e gerenciado pela Fuvest. Alunos que já cursam o ensino superior em outra instituição podem pedir a transferência voluntária para a USP, mas dependem de vagas e da aprovação em uma seleção específica.
Fuvest 2021: vêm aí as provas do vestibular da USP – Jornal da USP.
O candidato deve realizar a inscrição para o vestibular até o meio-dia de 20 de setembro pelo site da Fuvest. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 14 de novembro. As provas serão aplicadas em duas fases: a primeira em 24 de novembro; e a segunda, nos dias 5 e 6 de janeiro.
O vestibular ainda contempla 2.