No Linux, quando um arquivo ou diretório é criado, algumas permissões são atribuídas a ele automaticamente. Essas permissões são divididas em três grupos: O usuário que criou o arquivo (usuário dono), o grupo dono do arquivo (que pode conter vários usuários), e as dos demais usuários que não pertencem ao grupo dono.
Outro exemplo seria este: chmod 777 file2. txt, este comando basicamente daria TODAS as permissões para cada tipo de usuário (proprietário, grupo e outros)....Cada tipo de permissão tem seu próprio número:
As permissões são um dos aspectos mais importantes do Linux (na verdade, de todos os sistemas baseados em Unix). Elas são usadas para vários fins, mas servem principalmente para proteger o sistema e os arquivos dos usuários.
As permissões comuns para o dono, o grupo e os outros são de 3 tipos:
O Filesystem Hierarchy Standard (padrão para sistema de arquivos hierárquico), ou FHS, define os principais diretórios, e o seu conteúdo, em um sistema operacional Linux ou do tipo Unix. A versão atual é a 3.
Como o Linux é um sistema repleto de distribuições e versões peculiares, são frequentes os casos em que nós particionamos o HD para termos múltiplos sistemas operacionais no mesmo disco. É, sem dúvidas, uma prática conveniente para quem aproveita os benefícios que cada sistema oferece.
Detectar Novo Disco Trocar o "#" (em: /sys/class/scsi_host/host#/scan) pelo número do host do arquivo, que pode variar conforme o servidor; neste exemplo existe: 1, 2, 3, 4 e 5. Faça o rescan em todos por desencargo.
O fdisk é o comando mais comumente usado para verificar as partições em um disco. O comando fdisk pode exibir as partições e detalhes como o tipo de sistema de arquivos.
Re: localizar HD digite no terminal alt+f2 gnome-terminal, ou konsole, logue-se como root e digite fdisk -l, poste o resultado.
Você pode abrir o gerenciador de arquivo nautilus e lá vá em home e em seu 'usuário', encontrará o que necessita lá. Se esse arquivo estava em outra partição você ainda poderá ter acesso esse arquivo. Caso sim execute o comando já sugerido ou 'fdisk-l' e cole aqui o resultado.
Montar automaticamente partições NTFS no Ubuntu
Montando partições do segundo HD
A primeira forma é vc simplesmente espetar seu HD externo. Depois de alguns segundos o Ubuntu vai reconhecê-lo e abrir um popup oferecendo que vc o monte, em "/media/VOLUME" (onde VOLUME é o nome registrado na partição, ou "disk" se não houver nenhum volume registrado, nem outra partição montada nesse nome).
Porém, observe que você precisa ter privilégios de super-usuário antes de poder editar o fstab. Assim, para poder editar esse arquivo, você precisa logar como root ou usar o comando su para tornar-se super-usuário.
O comando mount é usado para incluir o sistema de arquivos de um dispositivo qualquer no sistema de arquivos do Linux.