Mas, na grande maioria das vezes - mais de 90% dos casos -, os nódulos são benignos. Esses nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose. Eles não estão relacionados a fatores genéticos e não apresentam sintomas.
A distribuição centrolobular caracteriza-se pela presença de nódulos a poucos milímetros da superfície pleural e das cissuras, sem, no entanto, tocá-las. Pneumonite por hipersensibilidade, silicose e bronquiolites são exemplos de doenças que podem cursar com esse padrão.
Fosco e dos Nódulos Sub-sólidos Opacidades em vidro fosco são um subtipo de nódulos pulmonares ou massas não uniformes e com densidade menor do que nódulos sólidos. Geralmente são descritas como nódulos em vidro fosco puro ou subsólidos.
As metástases hematogênicas comumente formam múltiplos nódulos arredondados, de tamanhos variados, que predominam nas porções inferiores dos pulmões, poupando os ápices(2,5). Eventualmente, contudo, assumem aspectos menos típicos, podendo dificultar o diagnóstico radiológico.
Nódulo pulmonar solitário (NPS) é uma lesão arredondada, isolada, de até 3 cm de diâmetro, situada no interior do pulmão. Ela pode ser sólida (com densidade de partes moles) ou sub-sólida (combinação de densidade de partes moles com lesão com menor atenuação radiológica, também chamada de lesão em vidro fosco).
Cerca de 50% do peso do corpo humano é constituído pelas chamadas partes moles, como músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos periféricos e outros tecidos.
As lesões dos tecidos moles podem englobar as lesões nas estruturas da pele, músculos, tendões, ligamentos ou nos invólucros de tecidos que cobrem determinadas articulações.
A Ultrassonografia de Estruturas Superficiais ou Partes Moles é um exame de ultrassom de estruturas consideradas superficiais, como axilas, músculos, tendões, crânio, tecido celular subcutâneo, entre outras.
Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano.
Para que serve o Exame Ultrassonografia de Cervical? O Exame Ultrassonografia de Cervical é solicitado para identificar e avaliar patologias cervicais, como tireoide e outros tecidos do pescoço.
“O ultrassom de abdome total tem como finalidade avaliar, diagnosticar e fazer seguimento de possíveis alterações das seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais”, explica a médica.
A ecografia abdominal é um exame que permite avaliar os principais órgãos da região superior do abdómen. O abdómen contém várias estruturas e corresponde à região anatómica vulgarmente conhecido por “barriga”. A ecografia ou ultrassonografia usa os ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo.