Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. E urgência uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.
A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O especialista da área é o médico intensivista. 02 - O que é o CTI/UTI? O Centro de Terapia Intensiva (CTI) ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o setor do hospital voltado para o atendimento ininterrupto de pacientes em estado grave ou potencialmente grave.
O Centro de Terapia Intensiva (CTI) surgiu no Brasil na década de 70, com finalidade de concentrar recursos materiais e humanos em um ambiente preparado para receber clientes graves, porém, passíveis de recuperação, que necessitam de observação e cuidados constantes.
Os profissionais de enfermagem que trabalham numa UTI prestam cuidados aos indivíduos hemodinamicamente instáveis. A internação deixa esses pacientes ansiosos, com as emoções e sentimentos abalados, por estarem vivendo em um ambiente estranho e com pessoas que não são do seu convívio.
Deve ter título de especialista em medicina intensiva para atuar em UTI adulto; habilitação em medicina intensiva pediátrica para atuar em UTI pediátrica ou neonatal; título de especialista em pediatria com área de atuação em neonatologia ou título de habilitação em medicina intensiva pediátrica para atuar em UTI ...