O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.
Resposta. Significa dizer que o leite passou por altas temperaturas, em um tempo ultra-rápido, e isso eliminou a maioria dos microrganismos.
O leite é um produto industrializado e envazado, sua embalagem (saco de polietileno, caixinha, garrafa plástica, garrafa de vidro, lata) é composta por várias camadas, cada uma com uma finalidade específica e estas prolongam a vida de prateleira do produto, que foi passado por um tratamento térmico conhecido como ...
Há três tipos de tratamento térmico para o leite: pasteurização LHT (low temperature holding - baixa temperatura por longo tempo), em que o leite é aquecido a 63°C por 30 minutos; pasteurização HTST (high temperature short time - alta temperatura por pouco tempo), em que leite é aquecido entre 72°C e 75°C por 15 a 20 ...
O leite sem ou com baixo teor de lactose não tem nenhuma perda de nutriente. Ele apresenta o mesmo valor calórico, fornecimento de nutrientes, aminoácidos e vitaminas essenciais. Contudo, por se tratar de um processo de produção mais caro, o preço final do produto costuma ser mais alto.
leite zero lactose betania com a cor amarronzada.
O leite é branco porque apresenta uma estrutura físico-química complexa. Ele contém uma dispersão de proteínas e uma emulsão de gordura em uma solução de lactose, sais minerais e proteínas do soro. Em função desta organização ele reflete no comprimento de onda da cor branca, por isso é branco.
A lactose nada mais é do que o açúcar predominante do leite (representando cerca de 2% a 8% de sua composição, a depender da espécie). Ela também é encontrada nos derivados lácteos.
A lactose é um açúcar presente no leite e nos produtos lácteos que, para ser absorvido pelo organismo, é necessário que seja quebrado nos seus açúcares simples, a glucose e a galactose, por uma enzima geralmente presente no organismo chamada de lactase.
A produção de lactase, enzima responsável pela quebra desse açúcar, diminui com os anos e, sem ela, a lactose, mal digerida, provoca distensão abdominal, retenção de líquido e sensação de estufamento – que diminui muito quando se tira o leite do dia a dia. “Não é garantia de que haverá perda de peso”, explica Loraine.
Em primeiro lugar evite leite e derivados e/ou faça uso dos alimentos sem lactose ou associar a enzima (lactase). Se a dor for leve/modera e esporádica, poderá fazer uso de analgésico comum e/ou anti-espasmódico. Caso a dor perista, procure um Gastro clínico pra melhor avaliação do quadro.