Elementos que herdamos dos povos indígenas:
Também recebeu forte influência indígena o folclore das regiões do interior do Brasil, com os seres fantásticos como o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a Iara. Na culinária, a herança indígena está na mandioca, na erva-mate, no açaí, na jabuticaba, nos inúmeros pescados e em pratos típicos como o pirão.
Resposta: Portanto, a dança indígena está presente no brasil inteiro mas tem uma maior influencia entre os estados do Norte e Centro-Oeste (sim ela tem grande influência sobre todos eles, mas eu só fiquei com preguiça de digitar).
Mas não foi só na língua portuguesa que tivemos influência indígena. Sua herança e contribuição para a formação da cultura brasileira vai além: passa da comida à forma como nos curamos de doenças. ... O conhecimento da flora e das propriedades das plantas os fez utilizá-las nos tratamento de doenças.
(SEE – SP) Como característica predominante das danças indígenas, encontra-se: A seu sentido ritualístico, celebrando momentos importantes da comunidade.
O folclore brasileiro reúne várias danças que são de origem indígena. São exemplos: cateretê, caiapós, cururu e jacundá. Cateretê é uma dança do folclore brasileiro que teve origem da dança indígena. Nesse estilo, as performances são realizadas a partir da formação de duas filas, uma só de homens e a outra de mulheres.
A visão dos índios como homens "naturais", defensores inatos da natureza, deriva de uma concepção de natureza que é própria ao mundo ocidental moderno: a natureza como algo que deve permanecer intocado, alheio à ação humana. Mas o que os povos indígenas têm a dizer sobre o assunto é bem diferente.
Povos e Comunidades Tradicionais vivem protegendo seus territórios e seus recursos naturais. São esses territórios e os conhecimentos de quem vive neles que subsidia a “invenção e a descoberta” de novos medicamentos, curas, cosméticos e muito mais.
Conhecimento de culturas tradicionais são passadas de geração a geração e contribuem para a preservação da biodiversidade de plantas em determinadas regiões. ... Preservar a biodiversidade no meio ambiente não se limita apenas a manter o equilíbrio ecológico e natural de determinada região.
A conservação do patrimônio sociocultural se apresenta como essencial para os sujeitos históricos locais – os agricultores-caboclos; na medida em que possibilita o reencontro com as raízes das suas comunidades e a reafirmação das suas identidades.
Os saberes tradicionais compõem um conjunto de informações, modos de fazer, criar e saber, que são transmitidos oralmente entre os participantes de determinado grupo, transcendendo gerações, via de regra agregados à biodiversidade e que representam não somente o trabalho destas comunidades, mas constituem parte da sua ...
O conhecimento tradicional inclui tipos de conhecimento sobre tecnologias tradicionais de subsistência (por exemplo ferramentas e técnicas para caça ou agricultura), obstetrícia, ecologia, medicina tradicional, navegação, astronomia, clima e outros.
O conhecimento tradicional e indígena é complexo e fruto da observação do ambiente local, associado a práticas e crenças sobre as relações entre os seres vivos (incluindo humanos) e entre os seres vivos e o ambiente, como descreve Fikret Berkes, pesquisador do Instituto de Recursos Naturais da Universidade de Manitoba, ...
0 conhecimento dos indígenas e quilombolas a respeito das praticas alimentares e agricultura não pode ser rotulado como conhecimento cientifico , e sim como um conhecimento empírico, pois são adquiridos ao longo da vida, baseado nas experiencias vividas ou vinda de gerações anteriores, diferentemente do conhecimento ...
Pois seus tratamentos e conhecimentos da natureza são muito grandes, eles fazem remédios e várias coisas com o que tem na natureza. E por morarem na natureza sabem muito bem do local onde vivem, dos animais e do espaço geográfico.