A pintura retrata o momento da industrialização brasileira, principalmente, a paulistana. Com Getúlio Vargas, o País passou a se industrializar a classe operária começou a surgir. O quadro mostra a diversidade cultural de um povo oprimido pelas elites, representada pela fábrica ao fundo.
São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho. Os operários olham todos na mesma direção, - para frente - e não estabelecem qualquer contato visual uns com os outros.
2 Qualquer trabalhador que exerce uma ocupação manual ou mecânica mediante salário. 3 por ext Qualquer indivíduo que produz qualquer trabalho ou obra; artífice, autor: Os comediantes são os operários do humor.
O que faz um Operário? As atribuições do operário variam de acordo com o ambiente em que exerce sua função e seu nível de especialização. Geralmente, ele trabalha na construção civil, onde ajuda a montar andaimes, limpar locais e prestar assistência a trabalhadores especializados, como pintores e eletricistas.
O termo operário se refere às seguintes questões: aquele que trabalha, aos trabalhadores e a tudo que está relacionado aos mesmos. De todas as maneiras, é mais utilizado para referir-se ao trabalhador manual assalariado, conhecido também popularmente como peão de fábrica.
Resposta. quem trabalha na indústria se chama industrieiro.
Trabalhador: É aquele que sai de sua casa, afim de fazer alguma tarefa para os outros ou para ter lucros a ele mesmo. Operário: Que realiza trabalho braçal.
Tarsila do Amaral
1933
Pintado em 1933, a tela Operários tem temática social e está exposta no Palácio Boa Vista. O quadro, que retrata cinquenta e um operários da indústria, pertence ao Acervo do Governo do Estado de São Paulo.
Resposta. Provavelmente são biopiratas, escravos, índios e um dono de fazenda.
Tarsila do Amaral usava de técnica de pintura com cores vivas e de tinta a óleo. Uma das suas técnicas de pintura tinha uma estética fora do padrão, com influência do surrealismo na fase antropofágica e do cubismo.
Pintura
movimento modernista brasileiro
Vemos um braço, uma perna, uma mão e, principalmente, um pé em dimensões exageradas. Esse recurso recebeu o nome de gigantismo e foi utilizado por Tarsila em outras telas. Dessa forma, podemos perceber a importância que a artista dá à força dos pés e mãos que viabilizam o trabalho braçal do povo brasileiro.