Você pode usar uma garrafa pet de duas formas. Na primeira, para vasos médios, você faz um furo pequeno na tampa, coloca água e a coloca emborcada na terra, dentro do vaso. Pode ser uma garrafa de 500 ml. Mais uma vez a ideia é que a planta receberá pequenas, mas contínuas doses de água para se manter hidratada.
Com uma garrafa plástica é possível montar um sistema de gotejamento simples e barato para molhar as plantas sem desperdiçar água. De forma contínua, mas em pouca quantidade, a água passa por um pequeno furo aberto no fundo da garrafa ou na tampa e cai direto no vaso.
Para começar, faça pequenos furos a cada 20 ou 25 cm na mangueira, onde depois serão encaixados os microaspersores artesanais. O microaspersor são feitos com palitos de pirulito, pregos e arames (veja na imagem abaixo) e funcionam como pulverizadores: ao chegar na cabeça do prego, a água se dispersa em gotículas.
Basta colocar uma vasilha com bastante água, e estender um barbante que vá do vaso à vasilha. A água vai por capilaridade da vasilha cheia dela até o vaso. Para ser mais eficaz (e aproveitar gravidade), escolha uma vasilha mais larga e baixa, e coloque-a acima dos vasos.
E para saber mais em como montar e o que usar na irrigação de jardim, continue lendo.
A instalação de um sistema de irrigação por gotejamento é bem simples e você mesmo pode fazer, bastando conectar o tubo cego a uma torneira externa de jardim. Em seguida, você conecta diferentes pontos de irrigação ao tubo cego, direcionando o gotejamento para a raiz de cada planta.
Em projetos de sistema de irrigação por aspersão automatizados, o custo gira em torno de R$ 8.
Como fazer irrigação de pasto: confira 4 dicas!
Como fazer piquetes para o gado?
Nesse mesmo período, o capim-xaraés apresentou maior produção de forragem em relação à marandu com o uso da lâmina de irrigação de 45% (252 mm), ao capim-mombaça com o uso de 77% (431 mm) e aos capins tanzânia, pioneiro e marandu com o uso de 120% de lâmina de irrigação (672 mm).
A ETo representa o consumo hídrico de referência para a região, sendo utilizado para o cálculo da necessidade de água de todas as culturas....Valores calculados:
Como medir a lâmina d'água? O procedimento de verificação da existência de lâmina d'água deve realizar duas medições: a extensão da área coberta com empoçamento de água; e. a espessura da lâmina d'água nessa área.
1 Camada fina de água na pista que dificulta o controle dos freios de um veículo ou avião, em determinada velocidade, tornando-o vulnerável a acidentes. 2 Ocean Distância entre a superfície e o fundo do mar, medida em locais de maior profundidade. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : lâminas-d'água .
A altura da lâmina de água nos tubos de esgoto sanitário, por norma, deve ser projetada para meia seção ou, no máximo, a 2/3 ou 75% do diâmetro. Isso, para deixar espaço para o escapamento dos gases que normalmente se formam no seu interior.
Divide-se a vazão dos aspersores, microaspersores ou gotejadores pela distância entre eles. Se os gotejadores, por exemplo, têm vazão de 4 L/h e apresentam espaçamento de 0,5 m na linha e de 4 m entre linhas (0,5 m x 4 m = 2 m²), a intensidade de aplicação será igual a 2 mm/h (4 L/h ÷ 2 m² = 2 mm/h).
Os aspersores são um dos principais componentes de um sistema de irrigação por aspersão. Eles operam sob pressão e fazem o lançamento do jato de água no ar, o qual é fracionado em gotas, caindo sobre a área em forma de chuva artificial.
Os aspersores fixos têm sido os tipos preferidos para o sistema de irrigação por pivô central. Já os aspersores rotativos são os mais comuns, utilizados na irrigação por aspersão convencional ou por carretel. Aspersor rotativo por impacto: possui um braço oscilante, uma mola de controle e um cabeçote.