Os indicadores podem ser analíticos (constituídos de uma única variável: esperança de vida ao nascer, taxa de alfabetização, escolaridade média, etc.) ou sintéticos (quando resultantes de uma composição de variáveis, como o IDH).
Analíticos: são aqueles que retratam dimensões sociais específicas. ... Sintéticos: também chamados de índices, sintetizam diferentes conceitos da realidade empírica, ou seja, derivam de operações realizadas com indicadores analíticos e tendem a retratar o comportamento médio das dimensões consideradas.
– Indicadores compostos (indicadores sintéticos ou índices sociais) são elaborados pela aglutinação de dois ou mais indicadores simples, referentes a uma mesma ou diferentes dimensões da realidade social.
São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.
Os principais dados e conceitos demográficos são: População: indivíduos que habitam um determinado território. Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos. Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.
O cálculo da densidade demográfica é facilmente obtido. Basta dividir o número total de habitantes de uma determinada região pela sua área total. Geralmente, essa taxa é expressa em hab/km2.
Demografia é uma ciência que tem por finalidade o estudo de populações humanas e sua evolução temporal em relação à seu tamanho, sua distribuição espacial, sua composição e suas características gerais.
Todo o Território Nacional. Metodologia: A coleta do Censo Demográfico é realizada por meio de entrevista presencial, aplicando-se o questionário a todas as pessoas residentes em todo o território nacional.