Fique sentado ou deitado tanto quanto for possível, com o tornozelo lesionado elevado acima do quadril. Para minimizar ainda mais o inchaço, use uma atadura elástica, que começa nos dedos do pé e vai até a perna. Procure ajuda médica, especialmente se a dor e o inchaço persistirem por mais de alguns dias.
Comece a enfaixar. Coloque a extremidade da bandagem no ponto em que os dedos se unem ao pé. Comece a enfaixar a bandagem ao redor da bola do pé. Segure a extremidade da bandagem contra a bola do pé com uma mão e use a outra para passar a outra, por fora, ao redor do pé.
Lavar bem as mãos com água e sabão e secar com toalha limpa, antes de fazer o curativo; Passar a gaze com álcool a 70% nos pontos da cirurgia, colocar gaze estéril seca sobre os pontos e cobrir com esparadrapo ou atadura; Trocar o curativo todos os dias após o banho e sempre que sujar ou molhar.
Como tratar a tendinite nos tornozelos
A terapia de compressão é o tratamento usual para úlceras no tornozelo com estase venosa. Ajuda com o inchaço e ajuda a acelerar o processo de cicatrização. A compressão também ajuda na prevenção de úlceras repetidas.
Logo após a cirurgia, o paciente já inicia a reabilitação fisioterápica. Em fraturas por compressão axial, é aconselhável a restrição completa de carga por 12 a 16 semanas, seguida por progressão para carga total.
Quanto tempo demora uma cirurgia para reconstruir os ligamentos do tornozelo? Depende de quais instabilidades a serem corrigidas e técnicas cirúrgicas a serem empregadas. Em média 1h a 1h30min de ato cirúrgico.