A técnica de microabrasão do esmalte divulgada por Croll & Cavanaugh3, foi descrita como um procedimento pelo qual uma pequena camada superficial do esmalte, que apresenta alguma forma de alteração - cor, estrutura ou desmineralização -, é removida por meio da ação conjunta de um agente erosivo (ácido) e um agente ...
Microabrasão do esmalte dental no tratamento de fluorose severa – relato de caso
Microabrasão dental, o “peeling” dos seus dentes. Removendo as camadas dentárias externas atingidas por manchas, ela pode recuperar a superfície dental de forma efetiva e rápida, e com resultados próximos aos onerosos procedimentos com faceta dentária laminada.
A microabrasão é talvez o método mais confiável para a remoção de manchas de fluorose dentária. Além disso, manchas devido à fluorose moderada podem ser removidas por meio dessa técnica, embora a recorrência de coloração não seja incomum em tais casos2.
A família pode tentar a remoção da mancha friccionando gaze com pasta de dente sobre o local. Pode ser usado um pouquinho da pasta de adulto, que tem maior poder abrasivo, com cuidado para a criança não engolir.
Para tal podem ser utilizados métodos chamasistêmicos — água fluoretada, sal fluoretado, comprimidos e gotas com flúor — e os tópicos — aplicação tópica profissional, bochechos e pastas de dente fluoretadas.
A aplicação do flúor pode ser realizada de diversas formas, entre elas: Aplicação direta nos dentes, bochecho e na forma de gel ou espuma; Através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos; O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.
1.
sua concentração inicial de flúor seja de, no mínimo, 1.