Resposta. A íris é um órgão interno que faz parte do globo ocular protegido pela córnea do olho. Sua função é controlar os níveis de luz, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica. A pupila é a abertura para a entrada de luz que é controlada pela íris!
A íris é a parte colorida dos olhos (castanhos, azuis, verdes…). A íris de cada pessoa é exclusiva: ela ganha forma e cor no período de gestação, um processo biológico aleatório e com variáveis genéticas.
A íris é um órgão interno que faz parte do globo ocular protegido pela córnea do olho. Sua função é controlar os níveis de luz, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica. A pupila é a abertura para a entrada de luz que é controlada pela íris.
Os olhos, aliás, podem ser a janela para o corpo inteiro. Para isso, basta uma análise aprofundada da íris, a parte colorida dos olhos. Com o estudo dessa pequena parte do corpo – prática chamada de “irisdiagnose”, ou “iridologia” –, é possível detectar doenças, traumas, inflamações e até tumores em qualquer órgão.
Nesse sentido, quando se menciona a "cor dos olhos" de uma pessoa está-se fazendo referencia a coloração da estrutura do globo ocular denominada íris, a qual vai determinar a cor do olho de uma pessoa.
adjetivo [Medicina] Que se faz junto ao leito do doente: lição clínica é a que é dada num hospital junto do leito de um doente. [Medicina] clínica, a que se ocupa do tratamento das doenças consideradas individualmente. substantivo masculino Médico que estuda as doenças por meio da observação direta dos doentes.