Características físicas do bem-te-vi Não há dimorfismo sexual nesta espécie, ou seja, tanto macho quanto fêmea tem o dorso pardo e a barriga num tom amarelo vivo, uma listra branca acima dos olhos dá o formato de sobrancelha e a cauda é preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado.
O bem-te-vi come de tudo desde frutas e flores até insetos e ovos de passarinhos. O nome deste pássaro é originário do seu canto que emite um som curioso semelhante a pronúncia das palavras 'bem te vi'. É uma das aves mais populares do Brasil.
Faz ninho grande e esférico, com capim e pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas, com entrada lateral; porém, já foram encontrados ninhos em formato de xícara aberta.
Possui uma variada alimentação. É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas (mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade.
Como resgatar um pássaro ferido? Para pegar a ave e buscar ajuda especializada, é preciso se preparar. Encontre uma caixa de papelão e faça buracos para ventilar o espaço. Forre a caixa com uma toalha ou tecido macio, e providencie uma cobertura, que pode ser uma tampa ou tecido grosso.
Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote; ... Embora a temperatura ideal varie de espécie para espécie, a papinha normalmente deve ser oferecida morna.
Para alimentar o filhote de maritaca, basta colocar o alimento numa seringa e, com muito cuidado, ajudá-lo a comer a papinha. Se o animal for muito pequeno, alimente-o 8 vezes ao dia. Se ele já for maior, pode aumentar o tempo de acordo com as necessidades dele.
A papinha ideal para psitacídeos é feita com água morna, pois os filhotes de calopsita tendem a aceita-la melhor. Depois de pronta, a solução deve ser mantida em banho-maria durante a alimentação.
A papinha deve ser dada sem o líquido para que o filhote de pardal a coma sozinho, sem a introduzir na boca. Para começar podemos fazer estas três papinhas, é muito simples: Podemos molhar meia bolacha Maria com água, até que a bolacha fique uma papinha.
Alimente a calopsita se ela estiver com dificuldades para comer por conta própria. A comida dela vem em forma de pó e pode ser comprada em uma loja de animais de estimação. Faça uma pasta de acordo com as instruções na embalagem e alimente-a usando um tubo de sonda gástrica ou uma seringa de boca grande.
A alimentação de calopsitas engloba legumes, vegetais, frutas, sementes e ração, além de água fresca e limpa. “Assim como as agapornis, as calopsitas são consideradas aves exóticas e requerem uma dieta balanceada e nutritiva para mantê-las com vigor e saudáveis.
Aves pequenas (canários, bicudos, curiós pintos e periquitos) - 2 a 3 gotas, no bico, a cada 12 horas. Aves maiores (codornas, galinhas, araras, papagaios, patos e gansos) - 3 a 5 gotas, no bico, a cada 12 horas.