Essas estruturas, também chamadas de brônquios primários, subdividem-se nos brônquios lobares (ou de segunda ordem). À direita, há três destes: superior, médio e inferior; e, à esquerda, somente o brônquio superior e o inferior. Dos brônquios lobares seguem os brônquios segmentares (ou de terceira ordem).
O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada hilo pulmonar.
Está localizada na região atrás da boca, mais precisamente na porção inicial da laringe, e prolonga-se em direção à faringe. Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide. A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório.
Asma: é uma doença inflamatória que se caracteriza por um espasmo da musculatura dos brônquios, ou seja, broncoespasmo. Os brônquios se “fecham”. Resultado: há um estreitamento – que pode ser intenso- das vias respiratórias causando muita falta de ar e desconforto para respirar.
Bronquiectasias é uma dilatação anormal e irreversível dos brônquios, geralmente associada a lesões graves e repetidas na parede das vias aéreas e no parênquima pulmonar. Se não for tratada adequadamente, a doença pode levar a quadros graves de insuficiência respiratória crônica e até mesmo à morte.
O espessamento irregular traduz basicamente fibrose intersticial e é visto em doenças fibrosantes pulmonares; em geral, não é o padrão predominante, e sim um achado associado a outros padrões de fibrose. O ESIL nodular (como observado no presente caso) apresenta um grupo bem definido de doenças causais.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de bronquite são:
As bombinhas da asma, tais como Aerolin, Berotec e Seretide, são indicadas para o tratamento e controle da asma e devem ser usadas segundo as orientações do pneumologista.
Inale a dose seguinte quando devida, ou antes, se você estiver ofegante. Seu médico deve ter aconselhado-o a utilizar seu inalador regularmente todos os dias ou somente quando você estiver ofegante ou com falta de ar. Não tome doses duplas, a menos que o seu médico tenha recomendado.