EQST

Como Era O Imprio Dos Astecas?

Como era o império dos astecas?

Resposta. O império asteca era formado por uma organização complexa que os sobrepôs militarmente a diversos povos e comunidades na Meso-América. ... Apesar de sacrifícios humanos serem uma prática constante e muito antiga na Mesoamérica, os astecas se destacaram por fazer deles um pilar de sua sociedade e religião.

Como eram as cidades astecas?

O Império Asteca era uma confederação de três cidades-Estados estabelecida em 1427, Tenochtitlan (cidade-Estado dos mexicas), Texcoco e Tlacopan, anteriormente parte do império dos tepanecas, cujo poder dominante era o Azcapotzalco.

Qual é a origem dos astecas?

Surgida com a fundação da cidade de Tenochtitlán, a Civilização Asteca foi herdeira dos mexicas e comandou um grande império, conquistado pelos espanhóis no século XVI. Os astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas.

Qual a cultura dos povos astecas?

Assim como os Incas e os Maias, os astecas eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Seus principais deuses eram ligados ao ciclo solar ou atividade agrícola. Realizavam culto aos deuses com sacrifícios humanos – era bastante normal esses sacrifícios diariamente.

Como os astecas foram derrotados?

A derrota asteca resultou em uma ofensiva do conquistador Hernan Cortez a partir do ano de 1519. ... Cortez aportou nos domínios dos astecas, então governados por Montezuma, em 1519, com 508 soldados, alguns cavalos, canhões e armas. O processo de conquista do império asteca durou até 1521.

O que mais foi perdido nesse conflito pelos maias incas e astecas?

Durante esse terrível conflito, o que aparenta mais ter sido perdido, foram os bens materiais. A reação dos americanos nativos variou consideravelmente: de ofertas de aliança à uma colaboração mais ou menos forçada, de uma resistência passiva, à uma hostilidade permanente.

Que fatores explicam como um número tão pequeno de espanhóis conseguiu conquistar todo o império asteca?

Os espanhóis que lutaram contra os incas, no Peru, já sabiam das estratégias que deram certo contra os astecas, no México. Além de que os europeus já possuíam livros e conhecimentos adquiridos após séculos de guerras e aprendizado de técnicas com povos asiáticos, árabes, africanos, como o uso da pólvora e do canhão.

Por que os Astecas e Incas foram tão rapidamente derrotados pelos espanhóis?

Resposta. Porque os espanhóis vieram com aparatos desconhecidos pelos nativos desses impérios, como por exemplo, cavalos, armas de pólvora, bestas, canhões e espadas, favorecendo os espanhóis em lutas armadas contra os nativos.

Qual foi o principal fator que beneficiou os soldados espanhóis nas batalhas travadas contra os astecas e os incas?

Os dois mais importantes foram o fato de Cortéz ter conseguido aliados entre as populações indígenas e o de que ele estava bem informado a respeito do seu inimigo. Curiosamente, enquanto Cortéz sabia muito a respeito dos astecas, Montezuma 2º pouco sabia a respeito dos espanhóis.

O que explica a vitória dos espanhóis sobre os astecas e os incas?

As principais razões da vitória dos espanhóis sobre os povos pré-colombianos não estiveram ligadas à superioridade em termos de inteligência dos europeus frente aos outros povos. Por uma coincidência de fatores, os europeus estavam bem melhor preparados para o conflito com os incas e astecas que o contrário.

O que aconteceu com os Maias incas e astecas?

A civilização deles surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus “vizinhos” maias entravam em decadência, os astecas começaram a crescer por volta do século 12. ... Resultado: assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império inca. Levou só três anos, de 1532 a 1535.

O que aconteceu com os povos maias e incas?

Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.