Neste contexto, Paulo escreve sua primeira carta aos Coríntios com intuito de conscientizar o povo sobre a importância da santidade na convivência entre as pessoas “Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” (1 Co 3:3); o respeito e busca do Espírito Santo e ...
Ele pregava nas sinagogas, a fim de alcançar judeus e prosélitos gentios. Ele focava sua pregação na comprovação de que a nova dispensação é o cumprimento das profecias da antiga dispensação.
“Paulo diz que os pecados são perdoados se a pessoa acreditar que Jesus morreu na cruz por ela. É a doutrina da salvação em que o herói derrama seu sangue e todos são perdoados por causa dele. Enquanto isso, Jesus diz: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida'.
Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13). ... Prioritariamente, este serviço seria o de expandir a mensagem do evangelho para novas localidades, organizando a vida cristã entre os fiéis.
Os discípulos tinham proximidade com Jesus, então convocados pelo próprio e foram instruídos pessoalmente de como prosseguir com o evangelho. Viajaram para vários cantos do mundo a fim de levar seus conhecimentos do evangelho e testemunhos dos milagres de Jesus e assim começaram a fundar igrejas.
Entende-se que Paulo era conhecedor do judaísmo e da Toráh e não havia ninguém em sua época com tanto preparo como ele. Esta foi a segunda razão do porque Paulo foi escolhido por Deus para uma missão especial.