Testes de biologia molecular (PCR) substituem a cultura, sendo o método de escolha para confirmação diagnóstica, devido a sua eficiência, rapidez e sensibilidade. Raspado de colo, secreção endocervical, outros.
Neisseria gonorrhoeae (gonococo) Para diagnosticar se o indivíduo possui gonococos em seu organismo, recolhe-se o exsudado uretral, que é submetido a exame microscópico direto, recorrendo à coloração de Gram.
Gonorreia, também chamada de blenorragia, uretrite gonocócica, esquentamento, pingadeira, entre outros, é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que infecta especialmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo.
Neisseria é um género de bactérias gram-negativas incluído entre as proteobactérias, um grande grupo de formas gram-negativas. Os membros de Neisseria são diplococos semelhantes a grãos de café quando vistos ao microscópio.
A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST), definida como um processo infeccioso causado pela Neisseria gonorrhoeae. A descrição do agente etiológico da gonorréia foi feita por Albert Neisser em 1879 e sua transmissão dá-se por meio do contato sexual.
Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa (qPCR) – detecta o DNA da Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae ou Haemophilus influenzae presente nas amostras clínicas (LCR e/ou soro). Também permite a genogrupagem dos sorogrupos de Neisseria meningitidis e a genotipagem dos tipos de Haemophilus influenzae.
Existem 13 sorogrupos identificados de N. meningitidis, porém os que mais freqüentemente causam doença são o A, o B, o C, o Y e o W135. Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos.
O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral.
Procedimento para Cultura: - Se indicada a pesquisa de anaeróbios, semear em caldo Tioglicolato. - Se indicada a pesquisa de fungos, semear em Agar Sabouraud - Se indicada a pesquisa de micobactérias, semear em Meio de Ogawa-Kudoh ou Lowenstein Jensen.
A coleta para exame de líquor é realizada por um médico que recebe um treinamento específico para a realização deste procedimento. O paciente é colocado em posição de decúbito lateral, com os joelhos dobrados contra o peito, de acordo com a orientação do médico. Pode ser utilizado anestésico local.