Oleaginosas para introduzir nas refeições
Como consumir as oleaginosas A melhor maneira de consumir as oleaginosas é na versão in natura. "Aquelas sem sal são mais indicadas pelo teor reduzido de sódio, e também porque em geral a tendência é consumir sal além do recomendado proveniente de outros alimentos.
Melhor horário: almoço Uma porção de 30g de nuts (amêndoas, castanhas, nozes…) no almoço vai fornecer boas doses de ômega 3 e gordura boa.
Benefícios de um mix de oleaginosas perfeito
O Mix de Oleaginosas nada mais é do que uma combinação de frutos secos como castanhas, nozes, avelãs, pistaches e amêndoas. Estes frutos classificam-se como sementes ricas em lipídios. Por serem ricos em gorduras boas, as Frutas Oleaginosas foram durante muito tempo uma boa fonte de energia para o homem.
O que é Mix de Castanhas? Também muito conhecido como mixed nuts, é um mix de castanhas composto por amendoim torrado, uvas passa preta, castanha de caju, castanha do pará e amêndoas. Não conténdo glúten, soja, lactose e outros.
Mix deve conter: 4 metades de nozes + 5 castanhas de caju + 2 tâmaras pequenas + 1 quadradinho de chocolate 70%. Se você tem acne, aposte em alimentos ricos em zinco, que reduzem a inflamação, melhorando o aspecto da pele.
Dá uma olhada:
Mas é preciso atenção: como são realmente calóricas, não dá para exagerar: o ideal é consumir uma porção de 30g. a 40g. por dia (mais ou menos 1 e 1/2 colher de sopa).
Um levantamento conduzido na Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, sugere que a ingestão diária de 67 gramas de castanhas e companhia, o que dá aproximadamente dois punhados, reduziria o LDL, o mau colesterol, em 7,4%.
Tabela nutricional
Os benefícios do mix de castanhas Elas são ricas em gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas, que atuam no controle do colesterol ao reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), no equilibrio dos níveis de glicose sanguínea e no aumento do metabolismo estimulando a queima de gordura.
O líquido da casca da castanha-de-caju, já conhecido por sua atividade antibacteriana, antifúngica e ainda moluscicida (combate lesmas e caracóis), passou a ser testado no caso da leishmaniose.
O cajueiro é popularmente utilizado o chá das cascas com finali- dades anti-inflamatória, cicatrizante, antiglicêmico e afins.
Ajuda a manter a saúde do cérebro A castanha do Pará, por ser rica em selênio e vitamina E, componentes que proporcionam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, poderia ajudar a melhorar a função cognitiva e prevenir doenças como o Alzheimer, Parkinson e a demência senil, por exemplo.
Usos da Castanha-do-Pará A medicina popular recomenda a ingestão da fervura da casca da árvore para tratar moléstias no fígado, as sementes esmagadas para cauterizar feridas e a água deixada de molho no “umbigo do ouriço” para curar anemia, hepatite e desnutrição.
Castanhas inteiras, em casca, parcialmente desidratadas, contendo 6,8% de umidade, armazenadas em ambiente com 80% de umidade relativa, podem ser conservadas por até 6 meses.
O mundo das castanhas: conheça os benefícios de nozes, amêndoas e afins. Também conhecidas como frutas oleaginosas, às castanhas são ótimas aliadas no combate à insônia e no controle do peso. Isso porque são bastante ricas em nutrientes como selênio e vitamina E, ambos com ação antioxidante.