As águas continentais são corpos de água que se encontram em terra firme e estão integrados por dois grandes ecossistemas: Lênticos, formados por águas tranquilas, como lagos, pântanos, represas e mangues, entre outros e Lóticos, formados por correntes de água, tais como córregos e rios.
Águas continentais são todas aquelas que se acumulam na Terra formando geleiras, lagos e rios, que são de grande importância para todos os seres vivos. Os rios é o mais importante armazenador de água continental entre todos os outros sendo o rio Amazonas o eixo de ligação das regiões.
- águas oceânicas: que formam os oceanos e mares; - águas continentais: incluem o lençol subterrâneo, geleiras, rios e lagos. As águas oceânicas tem grande influencia no clima, nos transportes, no fornecimento de alimento (através da pesca) e na renovação do oxigênio do ar.
Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre. A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo. ... As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas.
Eles desempenham um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, como fontes de água e nutrientes, e no próprio ciclo da água.
Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. São eles responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.
Os oceanos são extremamente importantes para o planeta, pois a vida se originou neles. São eles os grandes produtores de oxigênio, fato este que ocorre através das microalgas oceânicas, também regulam a temperatura do planeta, interferem na dinâmica atmosférica e diferenciam tipos climáticos.
A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos, com concentrações de cerca de 35 gramas de sais para cada quilograma de água. ... O mar mais salino é o Mar Morto, localizado no Oriente Médio (Ásia ocidental), com salinidade 10 vezes superior à de qualquer outro oceano.
Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Eles são responsáveis pelo equilíbrio do clima e proporcionam alimentação, lazer, transporte e renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.
É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura.
O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original (rocha mãe) e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.
1º Etapa - A rocha mãe surge à superfície da Terra. ... 3º Etapa - Os restos de seres vivos colonizam a rocha juntamente com as partículas resultantes da fragmentação desta. Quando os seres vivos morrem, os fragmentos da rocha que se vão originando, acumulam-se formando um solo pouco espesso, o solo primitivo.
Os solos são corpos naturais formados pela desagregação das rochas, eles são variados e formados pela desintegração das partículas que compõem a rocha, o nome desse processo é intemperismo....São exemplos:
Resposta. Com a ação do sol, do vento, da água, das diferenças de temperatura, as rochas transformam-se em pequenas partículas (areia e pó). Essas pequenas partículas vão-se misturando com restos de plantas e animais e formam o solo.