Despeje vinagre (ou bebida à base de cola) suficiente até que o ovo fique completamente submerso no líquido. A reação química entre o ácido acético na cola e o carbonato de cálcio na casca do ovo faz com que a casca se dissolva.
Em uma panela pequena, coloque o ovo e cubra com água. Junte o caldo de limão (ele ajuda a manter a casca do ovo sem rachaduras). Se preferir, com uma agulha faça um furinho na base do ovo.
Resultados e Discussão: Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Isso acontece por causa das correntes de convecção que se formam na água aquecida , quando a água do fundo da panela fica quente , a água da superfície está fria , então a água aquecida sobe carregando o ovo , mas depois a água quente que subiu vai esfriar e vai descer e a água aquecida vai subir e assim vai .
se você colocar um ovo fresco de galinha na água de um recipiente, observará que o ovo afunda e vai entra em equilíbrio no fundo do recipiente . se adicionar sal à água, misturando bem para garantir a dissolução , verá que o ovo vai subindo no líquido.
Resposta. Resposta: Inicialmente, o ovo afunda pois sua densidade é maior que a densidade da água, assim como ocorre com qualquer outro corpo mais denso. ...
"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.
A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema. E os sintomas não são nada agradáveis. Entre eles estão, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, febre, diarréia, cansaço, perda de apetite, calafrios e dor de cabeça.