O envelope na ilustração abaixo está posicionado à direita, face para baixo, aba na parte superior e a borda curta está sendo colocada na impressora, de acordo com as configurações da caixa de diálogo mostrada acima.
O Word adiciona o envelope ao documento atual como Página 1. Se quiser, você pode usar o restante do documento para digitar a correspondência que será armazenada automaticamente com o envelope.
Agora, para facilitar seu trabalho, clique em Selecionar Destinatários > Usar uma lista existente. Com isso, é possível localizar o arquivo com todos os nomes e endereços para os quais a mala direta será enviada e inseri-los automaticamente nos envelopes. Veja aqui como criar uma lista de destinatários:
Para o primeiro passo, o ideal é contratar um designer gráfico experiente que vai definir, entre outros, os seguintes elementos:
Na guia Correspondências, no grupo Criar, clique em Envelopes. Na caixa Endereço de entrega, digite o endereço para correspondência. Se quiser formatar o texto, selecione o texto, clique nele com o botão direito e depois clique na Fonte ou no menu de atalho.
Se você não tiver um programa de postagem eletrônica instalado, o Microsoft Word solicitará a instalação de um, e oferecerá a conexão com o site Office.com. No site, você pode saber mais e obter links para outros sites que oferecem a postagem eletrônica.
Imprimir um envelope
O bloco de endereço é um campo da mala direta que você coloca onde quer que os endereços apareçam no envelope. Para ver melhor o local, pressione CTRL+SHIFT+8 para ativar as marcas de parágrafo (¶).
Role para baixo e em Geral, digite o endereço do remetente na caixa Endereço para correspondência. O Word armazena o endereço para que você possa usá-lo sempre que quiser inserir o endereço do remetente em um envelope, etiqueta ou documento. Clique em OK.
O envelope na ilustração abaixo está posicionado à direita, para baixo, aba na parte superior e a margem curta está a ser introduzida na impressora, de acordo com as definições na caixa de diálogo apresentada acima.
Crie um documento em branco. Clique em Correspondência > Etiquetas. Digite o endereço do remetente na caixa endereço do destinatário. Se você adicionou seu endereço para correspondência nas opções do Word, é possível selecionar usar meu endereço para que o Word preencha automaticamente esse endereço.
Vá para Correspondências > Etiquetas. Na caixa Endereço, digite o texto desejado. Para alterar a formatação, selecione o texto, clique com o botão direito do mouse e faça alterações com Home > Font ou Paragraph. Na caixa de diálogo Opções de Rótulo, faça suas escolhas e selecione OK.
O Word adiciona o envelope ao documento atual como Página 1. Se quiser, pode utilizar o resto do documento para escrever a correspondência que será armazenada automaticamente com o envelope.
Se não tiver um programa de franquia eletrónica instalado, o Microsoft Word pede-lhe para instalar um e oferece-se para ligar ao site do Office.com. Aqui pode obter mais informações e ligações para outros sites que oferecem franquia eletrónica.
Gerando etiquetas dos Correios
Ao terminar, basta ir até o menu “Correspondências” e clicar em “Mala Direta”. Lá, basta escolher a opção adequada e deixar que o Word faça a formatação pra você – além de carta, há opções para e-mail, envelopes e etiquetas. É sempre possível, também, voltar ao modo normal.
A carta pessoal é um gênero textual especialmente utilizado na comunicação com amigos, parentes, namoradas(os) ou com cônjuges . Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial e comercial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial.
As principais características da carta pessoal é: Presença de destinatário (interlocutor) e remetente (locutor) Uso de linguagem formal ou informal. Texto de ordem sentimental e subjetiva.
A carta do leitor é um tipo de carta veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões. ... Assim, as opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicadas e podem ser visualizadas por qualquer indivíduo.
A carta aberta é um gênero textual público com função de se posicionar sobre um tema. A carta aberta é muito semelhante a uma carta comum, possui remetente e destinatário, data, local e assinatura, bem como uma mensagem direta, direcionada objetivamente do autor para o leitor.
A Carta Comercial ou Correspondência Técnica é um tipo de documento muito utilizada no ramo comercial e empresarial. São cartas enviadas pelos serviços Correios, postadas por pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos. Atualmente, as cartas comerciais podem ser enviadas por correio eletrônico (e-mail comercial).
Para fazer uma carta comercial a estrutura a ser seguida é essa: 1º passo: o papel deve ter o timbre com as informações necessárias (nome, endereço e etc.). 2º passo: o nome da cidade e a data são colocados abaixo do timbre. Vírgula depois do nome da cidade, nome do mês em minúsculo e ponto final após o ano.