crossorigin="anonymous">
É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
Regras do futebol
As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos.
A partir de 1º de junho, os juízes não devem mais considerar um toque no começo do braço (junção com a axila) como infração. O texto também indica que, a partir de agora, o toque de mão involuntário no ataque só deve ser assinalado caso leve diretamente a um gol ou a uma "ocasião manifesta de gol".
Cada partida de futsal tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos. O jogo é supervisionado por um árbitro. O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros.
Regras do Futsal
Principais regras e fundamentos Chutar a bola para um jogador do mesmo time – passe; Passar pelo adversário dificultando o seu acesso à bola com movimentos rápidos e certeiros – drible; Fazer jogadas usando a cabeça – cabeceio. Aparar a bola com o corpo, sem a utilização das mãos – recepção.
1) a primeira afirma que o futsal começou a ser praticado em São Paulo, em 1940, na Associação Cristã de Moços (ACM), por falta de campos disponíveis à prática do futebol. Afirma-se que as partidas disputadas em quadras eram jogadas por times que variavam a quantidade de jogadores entre cinco a sete.
O futsal é um dos esportes que mais crescem no mundo, é praticado em uma quadra retangular onde duas equipes compostas por cinco jogadores disputam a bola com o objetivo de acertar o gol do oponente, somente o goleiro pode usar as mãos para tocar a bola e Se caso a bola sair do campo de jogo, a posse de bola passará ...
Assim, o professor Ceriani preparou algumas regras do futsal em 1933, tomando como base quatro esportes: basquete, handebol, futebol e polo-aquático.
O professor de Educação Física uruguaio Juan Carlos Ceriani é considerado o criador do Futsal, que chamava o novo esporte de “Indoor-Foot-Ball”.
Gravier formou-se como Secretário Geral da YMCA e Professor de Educação Física e Esporte em Buenos Aires, na Argentina. Por volta de 1930, como membro da Associação Cristã de Moços (ACM), criou futsal, mas como o nome "Indoor Football", cuja tradução literal é “futebol no interior".
O futebol chegou ao Brasil em 1894. Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa, trouxe consigo bolas e regras para a prática do futebol no país.
A princípio, o esporte foi chamado de Indoor-Foot-Balle e teve sua criação como uma resposta ao entusiamos das crianças com o futebol após a participação do Uruguai em sua primeira Copa do Mundo, além das vitórias nas Olimpíadas. ... Assim, o professor teve a ideia de fazer uma adaptação no futebol para as quadras.
Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935. Aqui, ele passou a ser chamado de futebol de salão. Ainda no início poderíamos encontrar 7 jogadores em cada equipe (14 no total). Mais tarde e com as novas formulações, esse número foi reduzido para 10 no total.
O Futsal foi desenvolvido no Brasil e no Uruguai na mesma época, em 1934 no Uruguai e na década de 1940 no Brasil. No Brasil, o esporte foi desenvolvido pela Associação Cristã de Moços(ACM) de São Paulo, devido à falta de campos de futebol disponíveis.
O pivô é o jogador que atua mais próximo à cesta, tanto na defesa, quanto no ataque. Sua principal função é brigar pela posição onde possa receber (ataque) ou impedir (defesa) o passe. Lutar pelos rebotes é uma obrigação dos pivôs. Na grande maioria das vezes é o atleta mais alto da equipe.
Quase sempre é o jogador que têm maior poder de finalização, também como característica a proteção da bola de costas. É importante para o pivô saber o tempo certo de passar a bola para os seus companheiros. Hoje, o pivô têm que se preocupar com a marcação, pois é dele a primeira linha defensiva.
FUNÇÃO DO PIVÔ NO FUTSAL Dar assistências aos companheiros que se aproximam; Usar o corpo e a técnica de giro para finalizar ao gol; Participar da recomposição defensiva.
Pivô O pivô no handebol é o jogador responsável por aproveitar oportunidades ofensivas e criar espaços dentro da linha de defesa do time adversário. ... Esse jogador atua, principalmente, movimentando o ataque entre o espaço que vai da área do gol até a linha tracejada de 9 metros.
FUNÇÃO DOS JOGADORES DE HANDEBOL Armador – lançar bola para jogadores bem posicionados, confundir o adversário, receber passes de companheiros em dificuldades, orientar, organizar a equipe. ... Pontas – receber passes dos armadores e do pivô, arremessar ou penetrar na defesa adversária pelas laterais.
Armador central: como o nome indica, é o jogador responsável por "armar" as jogadas, isto é, se localiza no meio da quadra, tem lances longos e uma boa visão de jogo. Goleiro: como no futebol e no futsal, o goleiro do handebol deve bloquear os chutes a gol realizados pelo time adversário.