Em primeiro lugar, a retórica exerce a persuasão por meio de um discurso. ... Em segundo lugar, a retórica se preocupa mais com a adesão do que com a verdade. O objetivo daquele que a exerce é obter o assentimento do auditório à tese que apresenta.
A retórica é a arte de persuadir através do discurso ou o estudo e a prática da argumentação. ... Mas combinando o discurso argumentativo a arte de persuadir com a de convencer, não estabelecemos uma distinção rígida entre estes conceitos. O retor ou orador é aquele que recorre ao discurso para persuadir um auditório.
A retórica clássica, a arte de bem falar, ou seja, a arte de falar (ou escrever) de modo persuasivo se propunha estudar os meios discursivos de ação sobre um auditório, com o intuito de conquistar ou aumentar sua adesão às teses que se apresentavam ao seu assentimento.
8 maneiras de aumentar o seu poder de persuasão
Alguns métodos de persuasão
A persuasão extrapola a ideia de convencimento, pois é um ato associado a um discurso ideológico, subjetivo e temporal. São argumentos capazes de modificar nossos pensamentos e ações, e não apenas um artifício criado para nos fazer comprar algo ou alguma ideia.
Os textos persuasivos são aqueles que tem como objetivo principal convencer o leitor, ou seja induz o receptor a adotar certo comportamento. Assim, a partir de um propósito bem definido, eles utilizam recursos persuasivos e um discurso argumentativo bem convincente.