O controle de materiais na indústria serve para garantir que a empresa tenha estoques em níveis equilibrados, usando um espaço adequado, com baixas perdas e dentro da validade.
A seguir, confira sete medidas que vão tornar seu controle mais eficiente:
O que é gestão de materiais
A administração de materiais envolve processos que vão muito além das atividades internas da empresa, como controle dos estoques, o armazenamento e a distribuição desses materiais. Essa prática também inclui a seleção de fornecedores, acompanhamento de pedidos e inspeção técnica.
A gestão de estoque pode ser entendida também como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário. Assim, a gestão de estoque tem como objetivo alcançar o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas.
Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
O controle do estoque é essencial, pois ele representa muito dinheiro e lucros. Ou seja, se um produto fica muito tempo parado, o dinheiro não circula e você ainda terá custos para armazená-lo. Quer saber como o estoque pode impactar diretamente no controle financeiro de sua empresa?
Eficácia do serviço E a armazenagem garante que você possa fazer isso com maior segurança. Ter um estoque suficiente para lidar com as necessidades normais de suprimento, mês a mês, significa que a organização consegue atender aos pedidos mesmo que seus fornecedores estejam atrasados.
Controle de estoque consiste em realizar a gestão de mercadorias de uma empresa. Em outras palavras, registrar o fluxo de entrada e saída de artigos para viabilizar condições que otimizem o seu uso eficiente e minimizem a necessidade de investimento de capital. Daí a importância do controle de estoque ser tão grande.
O controle de estoque — ou, de forma mais ampla, gestão de estoque. É a área responsável por controlar e analisar a entrada e saída das mercadorias, bem como sua movimentação dentro da empresa. Ela também é a responsável por fornecer dados confiáveis para que a gestão de compras seja eficaz.
Mas o que é ficha de estoque? É basicamente um relatório que pode ser organizado em formato de planilha, reunindo de maneira detalhada todas as informações relacionadas aos produtos que entram e saem do estoque de uma empresa comercial.
Nesse sentido, a maioria dos estoques gera algumas vantagens e são importantes para: melhorar o serviço do cliente – dando suporte à área de marketing, que ao criar demanda precisa de material disponível para concretizar vendas; economia de escala – os custos são tipicamente menores quando o produto é fabricado ...
Confira algumas dicas seguir!
9 dicas de como organizar um estoque e acabar com desperdício
Dicas para melhor eficiência no armazenamento
Portanto, o espaço de um Almoxarifado deve ser planejado e estabelecido para que se possa tirar o máximo proveito de sua área total. O espaço vertical deve ser utilizado ao máximo, fazendo-se uso de prateleiras ou através do empilhamento dos materiais.
R$ 1.
Envia e recebe materiais, separa e organiza mercadorias, auxilia na verificação e na embalagem de produtos prontos, conferência de produtos recebidos e anota os dados em planilhas, verifica o estoque e anota os produtos que estão em falta ou sem saída.
R$ 3.