Conjugação do verbo: andar
Radical. O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar.
A forma certa como se escreve a palavra é andam, com -am.
Andam vem do verbo andar. O mesmo que: andejam, caminham, marcham, decorrem, passam, vagueiam, viajam, desenvolvem, progridem.
O verbo ANDO, está no tempo PRESENTE DO INDICATIVO. O verbo ANDAVA, está no tempo PRETERITO IMPERFEITO DO INDICATIVO.
andar - verbo
O verbo exprime uma ação, estado ou qualidade que se desenvolve no tempo presente, no tempo passado, ou no tempo futuro. Portanto, os três tempos fundamentais que o verbo pode indicar são: o presente, o passado (que chamamos de pretérito) e o futuro.
ter
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.
São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Verbo Erar
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.