O interessado em retomar o processo de habilitação deve comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFC) e solicitar a reabertura do processo de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
Se reprovar no exame teórico ou prático, o candidato terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais tiver sido aprovado, desde que o processo esteja dentro da validade. Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.
Com isso, a pauta, que tem validade de um ano, terá dezoito meses de duração, para estas pessoas. ... Neste caso, segundo ele, serão contados apenas os doze meses permitidos, a partir do início do processo de formação de condutor.
doze meses
Para reaproveitar o processo de primeira habilitação, o candidato deve solicitar o serviço por meio do CFC ou no Detran Sede, localizado na Av. Ceará, 3.
Considerações finais. Sabendo disso, quantas vezes posso reiniciar o processo de habilitação? Para aproveitar os exames e formação no processo de habilitação, é possível reiniciar o processo por uma segunda vez, onde o futuro motorista vai ter mais um ano para concluir o processo.
12 meses
Está em análise na Câmara dos Deputados Projeto de Lei 4474/20 que altera o Código de Trânsito Brasileiro. Uma das novidades é tirar a obrigação da pessoa de passar por uma autoescola para obter a CNH, tornando a frequência facultativa.
Desta forma, o instrutor deve cumprir os seguintes requisitos:
Quem pode tirar a CNH gratuita junto ao Detran Já o candidato ao Projeto Cidadão Habilitado precisa ter idade acima de 18 anos, estar inscrito, como titular ou dependente, no CadÚnico, saber ler e escrever, ser penalmente imputável e possuir domicílio no Distrito Federal há pelo menos dois anos.
O primeiro passo para realizar a inscrição pelo DETRAN é acessar o site do órgão no seu estado. Depois, procure pela aba “inscrições CNH Social”. Nesse momento, será necessário preencher um formulário com seus dados pessoais. Quando completar, clique em enviar.