A dieta da batata doce ajuda a emagrecer porque essa raiz é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que funciona como uma fibra, não sendo degradado nem absorvido no intestino, fazendo com que menos calorias sejam ingeridas.
Fontes: Amanda Felippe Padoveze, coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas); Daniela de Assumpção, nutricionista; Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).
Principalmente por esse motivo, a batata doce é popular entre os malhadores e é item quase obrigatório em várias dietas para ganho de massa muscular.
Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. Isso ocorre porque o aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos. Por ter um índice glicêmico médio alimento fornece energia de forma gradual para as atividades físicas, evitando quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular, o que melhora o desempenho durante os treinos.
Outra alternativa é apenas inserir a batata doce grelhada com carnes e saladas, dentro de uma dieta normal que evite frituras e molhos gordurosos. Selecionamos exemplos de 4 receitas que demonstram como ela pode ser gostosa e saudável de forma diferente, dando uma variada na sua dieta da batata doce para emagrecer:
Fonte de carboidratos, fonte de fibras e dona de um índice glicêmico baixo: mas será que comer batata doce engorda ou emagrece?
Outra forma de preparar é assando a batata-doce, mantendo a casca para preservar maior teor de fibra no alimento. É uma das formas mais saudáveis de preparação, desde que se utilize pouco óleo.
O conteúdo de carboidratos também ajuda seu cérebro a produzir glicose, o que pode te manter alerta e enérgico, evitando assim a letargia que geralmente acompanha regimes de perda de peso.
No sentido do emagrecimento, ela também é rica em fibras, com isso, demora mais para ser digerida, mantendo a saciedade por mais tempo. Além do mais, é uma boa auxiliar para o controle da glicose no sangue, evitando os picos de açúcar que fazem a fome voltar mais rapidamente.
Mais uma vez o betacaroteno presente no alimento proporciona benefícios para o organismo. A vitamina A contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, além de atuar como antioxidante, protegendo nosso corpo da ação nociva do excesso de radicais livres. E também possui vitamina C, que atua como antioxidante e contribui para deixar o organismo mais forte para combater infecções ou outras doenças.
- Reduz o risco do câncer: a batata-doce contém substâncias com ação antioxidante, como a vitamina A, C, E que protegem as células dos radicais livres, que podem causar danos ao organismo, como câncer. Alguns estudos realizados em tubos de ensaio relacionam a antocianinas presentes nas batatas-doces com a diminuição do crescimento de certos tipos de células cancerosas. É o caso do câncer colorretal e bexiga. Mas, ainda será necessários realizar estudos em humanos para comprovar o benefício.
A dieta da batata doce para emagrecer e outras com alimentos que têm pontuações de baixo índice glicêmico geram a perda de peso. Isso ocorre porque os níveis de açúcar no sangue instáveis frequentemente levam à resistência à insulina, um precursor para a obesidade.
Amo batata doce, está sempre na minha dieta, em bulking, cutting ou manutenção, excelente carbo, acompanho ele com ovos, atum ou peito de frango, no café da manhã e/ou pré treino.
Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo. Veja todos os benefícios da batata doce.
Boa notícia para quem tem diabetes. O consumo de batata-doce controla a glicemia e a secreção de insulina por ser um alimento de médio índice glicêmico. Por isso, os carboidratos da batata-doce são digeridos mais lentamente, levando ao aumento gradual da glicose no sangue e evitando picos de glicemia e insulina. Já as antocianinas protegem as células responsáveis pela produção de insulina do estresse oxidativo induzido pela glicose, o que faz bem para quem tem diabetes.
A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ela é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. Mas, os benefícios não param por aí. A raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa (batata comum). Também, dá para usar a batata-doce para emagrecer, pois, quando combinada com demais ingredientes saudáveis, o alimentos é um dos melhores de se colocar no cardápio.
A batata-doce é um carboidrato complexo, ou seja, de digestão lenta. Além de ser rica em fibras, sua composição faz com que seja uma opção melhor do que outros tipos de batata em uma dieta de emagrecimento ou de ganho de massa muscular. Então, será que é possível obter bons resultados fazendo a dieta da batata-doce? Veja se ela funciona e como é um modelo de cardápio para ter como base e conversar com o seu nutricionista a respeito.
Sua polpa pode ser encontrada nas cores branca, amarela, roxa e avermelhada. O sabor é levemente adocicado, o que a torna uma ótima opção para receitas doces e salgadas. Cerca de 100 gramas do alimento cozido contêm aproximadamente 77 calorias e 18,4 g de carboidratos. Ela é rica em fibras alimentares e proteínas.
A batata doce é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso também pode ser usada para quem quer emagrecer. Para isso, a batata doce deve ser consumida com a casca, pois é a parte do alimento mais rica em fibras.
"Resultados vão depender do metabolismo e do estilo de vida de cada pessoa. Se é praticante de atividades físicas ou sedentária, por exemplo”, explica. A quantidade ideal de batata-doce por dia é de 50 gramas, o que corresponde a uma batata-doce pequena (em torno de 50 kcal).
Batata Doce - 500 Gramas.
Além dos nutrientes, vitaminas e potássio, as fibras do alimento auxiliam na prevenção da prisão de ventre. É verdade! Apesar do gosto doce e de amido, a batata doce regula o nível de açúcar no sangue e ajudam na secreção de insulina. Mas, como qualquer outra coisa: coma com moderação.
Mas, afinal, qual é o “milagre” desse cardápio? Segundo o endocrinologista Paulo Rizzo Genestreti, do Hospital Bandeirantes, a combinação realmente auxilia no ganho de massa muscular e no corpo em forma.
O que comer na dieta Além disso, é importante lembrar que a batata doce deve estar presente na refeições principais, consumindo-se cerca de 2 a 3 rodelas por refeição para ajudar na perda de peso.
Há poucos riscos e contraindicações no consumo de batata. Há casos de pessoas que são alérgicas a uma das principais proteínas do alimento e devem evitar a batata para não ter problemas de saúde. As batatas fritas são ricas em gordura, calorias e contêm diversos compostos que podem fazer mal à saúde.
Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.
Segundo ela, várias pesquisas verificaram a presença de solanina e chaconina na batata, principalmente na casca. “Quando consumidas em quantidades muito elevadas, essas substâncias podem apresentar efeito potencialmente tóxico, sendo que o potencial da chaconina é superior.
Ao cozinhar batatas em excesso, você não pode guardá-las por mais de dois dias, pois elas podem estragar na geladeira. As batatas quando cozidas tendem a ficar escuras, passando a apresentar uma cor cinzenta, que é capaz de tirar o apetite de qualquer pessoa ao olhá-la.
Se as batatas já foram cozidas você poderá guardá-las na geladeira por 3 dias em recipiente fechado. Não armazene as batatas junto com as cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que degrada as duas. Coloque as batatas em papel pardo (de pão), ou um saco de plástico com furos para respirar.
Aperte delicadamente a batata. Se estiver firme, está boa para comer. Se estiver um pouco macia ao toque, ainda está boa, mas você deve comê-la em breve. Se estiver macia e mole, ela estragou e deve ser descartada.
dois meses
Como Armazenar:
Despeje o leite ou creme de leite restante sobre as batatas no recipiente, e mexa bem. Coloque na geladeira até o momento de servir.
Não se deve colocar na geladeira a batata doce crua, pois ela ficará com gosto estranho e o meio ficará duro. A batata doce cozida pode ser mantida na geladeira, ela irá durar uns 5 dias. Se estiver cortada ou descascada coloque em pote com água e deixe na geladeira, coma dentro de 24 horas.
Armazene em um local escuro e fresco.
Você já pode deixar a sua batata-doce no jeito, basta cozinhar várias e congelar nas porções que você costuma consumir. Para descongelar, é só colocar na água quente novamente. Validade: 2 meses.
Deixe a tigela na geladeira por até 24 horas. Se você tirar a água e perceber que as batatas estão ficando escuras, moles ou grudentas, jogue-as fora, pois elas estão estragando.
Como evitar que as batatas descascadas fiquem escuras?
Se você quiser congelar batata-doce pré-cozida como a dos mercados, você pode deixar no fogo de 10 a 15 minutos. Senão, deixe o tempo que você desejar, mas evite deixá-la macia para que a consistência dela não seja prejudicada durante o descongelamento para consumo.
Na despensa ou na cozinha. Mantenha as batatas em ambiente escuro, fresco e com circulação de ar. A cebola também não gosta de morar na geladeira. No frio, a cebola tende a cristalizar e pode “perfumar” seus vizinhos com seu aroma característico.
Isso mesmo: nada de geladeira para as cebolas. As baixas temperaturas do eletrodoméstico transformam o amido das cebolas em açúcar, fazendo com que elas estraguem mais rapidamente. Guarde-as em um local seco e arejado e busque consumi-la em até 7 dias.
Modo de Preparo Bata até virar uma pasta ou ficar bem picadinho. Coloque dentro do potinho; Despeje azeite no potinho até que cubra todo o alho; Agora é só guardar na geladeira e usar em suas receitas.
Como Conservar Alho:
Quando a cebola formar os cubinhos você tira os cubos da forma e os coloca em um pote próprio para congelador (assim como quando se congela alho) ou em um saquinho como dissemos anteriormente com a cebola fresca.
O alho também precisa de ventilação. Além do quê, a geladeira pode tirar um pouco do sabor e causar mofo. Guarde-o solto, em ar fresco, e o alho vai durar dois meses tranquilamente. Quando estiver picado, pode ir para a geladeira, mas coma-o assim que possível.