Para sair do arquivo utilize o Ctrl + D . Note que este comando é uma maneira rápida e fácil para criar arquivos.
O comando mv copia um arquivo da ORIGEM para o DESTINO (semelhante ao cp ), mas após a cópia, o arquivo de ORIGEM é apagado. Exemplos: mv teste. txt teste1.
Entre o comando seguido do nome do diretório cd Textos .
Localizar somente arquivos ou somente diretórios Perceba que, na busca por arquivos, basta incluir “-type f” antes de digitar o nome, enquanto na busca por diretório inclui-se o “-type d”. Não por acaso, as letras representam as iniciais para files (arquivos) e directories (diretórios).
O comando “ls -l arquivo” mostra a data da última atualização dos dados (gravação) do arquivo. O comando “ls -lc arquivo” mostra a data da última atualização do status (permissões, dono, grupo, etc) do arquivo. O comando “ls -lu arquivo” mostra a data do último acesso (leitura) do arquivo.
Comando cp Permite copiar arquivos ou diretórios para outro local.
DIR
Exibe o nome do diretório atual ou altera o diretório atual. Displays the name of the current directory or changes the current directory. Se usado com apenas uma letra de unidade (por exemplo, cd C: ), CD exibe os nomes do diretório atual na unidade especificada. ... Esse comando é o mesmo que o comando chdir.
C:\>cd - indica o caminho (path) atual. Digite CD acompanhado de dois pontos para voltar ao diretório anterior ao atual. Por exemplo, para sair de hardware e ir para infowester estando dentro deste último, basta digitar: C:\>infowester\hardware>cd..
cd , também conhecido por chdir , é um comando implementado em interfaces de linha de comandos de diversos sistemas operacionais (Unix ou qualquer um do tipo Unix, DOS, Windows, OS/2 e AmigaOS).
Um dos primeiros comandos que os iniciantes aprendem no Curso Linux é o comando cd. Esse comando é utilizado para mudar de diretório (cd = change directory ou mudar de diretório) e seu uso é bem simples, bastando digitar cd NOMEDODIRETORIO.
cd. Mais um comando que vamos ver é o cd, com ele é possível navegar entre os diretórios. Este, como os anteriores, é um comando muito simples, basta digitar o comando cd seguido do caminho do diretório onde você quer acessar.
Diretório corrente é uma referência, usada para transformar nomes relativos em nomes completos, permitindo a identificação de um arquivo. Cada programa tem o seu diretório corrente. Vários programas sendo executados ao mesmo tempo podem ter diretórios correntes distintos.
O comando users no Linux é utilizado para imprimir no terminal os nomes dos usuários logados no momento no host (máquina).
Isto pode ser feito através de dois comandos no Unix: who e whoami. O comando who exibe a lista de usuários logados numa estação. O comando whoami, por sua vez, exibe o login do usuário que está logado no terminal onde o comando whoami foi executado.
No diretório /var/log, dependendo da distribuição (no exemplo, estou trabalhando com Ubuntu), você encontra o arquivo auth. log, onde é possível consultar todos os logs do usuário. Para acessá-lo, digite: sudo tail /var/log/auth. log.
Como Listar os Usuários e Grupos Existentes no Linux?
Para adicionar os usuários desejados ao grupo, usamos o próprio comando adduser, seguido pelo login e o grupo ao qual ele deve ser adicionado (uma conta de cada vez). As informações sobre os grupos e seus usuários ficam salvas em /etc/group.
Você pode remover o usuário do grupo executando o comando usermod sem a opção -a. Exemplo, executando "usermod -G group1 nome de usuário" adicionará o usuário ao grupo1 e o removerá de qualquer outro grupo em que esteja.
Comando useradd, userdel Como o Linux é um sistema multiusuário, isso significa que mais de uma pessoa pode interagir com o mesmo sistema ao mesmo tempo. useradd é usado para criar um novo usuário, enquanto passwd adiciona uma nova senha à conta deste usuário.
Desligar ou reiniciar o sistema
O comando lspci é utilizado para obter informações de todos os dispositivos que enviam informações pelo barramento PCI, isto é, placas de vídeo, placas wireless, memória, etc.
Comando: lsusb
A execução do último comando envolve simplesmente Up + Enter .
uname
Para verificar qual a versão do Slackware temos dois meios que são bastante utilizados e práticos, o primeiro é fazer a leitura do arquivo slackware-version, que está localizado no diretório /etc. Para isto você pode executar o comando cat indicando o arquivo de entrada, ou simplesmente abrir com seu editor favorito.
Para ver no terminal informações como o nome e a versão da distribuição, bem como a versão do kernel, você pode usar os seguintes comandos: