Megagametófito. ... Nas Angiospermas, o megagametófito é o saco embrionário cujo tipo mais comum está formado por sete células: a oosfera, duas sinérgides, a célula média e três antípodas.
Saco embrionário (também megásporo ou megagametófito) é a designação dada em botânica à massa no centro do óvulo das angiospérmicas que contém a oosfera, os núcleos polares, as sinérgides e as células antipodais.
A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma. Esse processo caracteriza-se pela fecundação da oosfera e dos núcleos polares por dois gametas masculinos. ...
Nas angiospermas ocorre a dupla fecundação, sendo que uma célula espermática fusiona-se com a oosfera, e a outra funde-se com os núcleos polares. ... O gametófito feminino é o saco embrionário, que possui oito núcleos e sete células quando maduro.
(Cefet-CE) A fertilização em angiospermas é dita “dupla”, porque: a) Um núcleo espermático une-se com dois núcleos polares, e o outro fertiliza a oosfera. ... A dupla fecundação recebe esse nome, pois um gameta masculino une-se à oosfera, enquanto outro gameta masculino funde-se aos núcleos polares.
No interior do óvulo, ele adentra em uma das duas sinérgides e libera os dois gametas e o núcleo do tubo. Um dos gametas encontra a oosfera e o outro une-se aos núcleos polares. Como os dois gametas participam do processo, dizemos que ocorre uma dupla fecundação, uma característica marcante das angiospermas.
A fecundação das plantas depende de o grão de pólen ser liberado por uma flor, para então alcançar outra da mesma espécie e, assim, fertilizar seu óvulo. O pólen germina ao atingir o órgão reprodutor feminino, se transformando no tubo polínico.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
Os insetos polinizadores possuem estruturas corporais que auxiliam no transporte do pólen, enorme capacidade reprodutiva, aparelho bucal Page 5 adaptado ao tipo de flor em busca seu alimento. Constituem-se na maioria das vezes de abelhas, vespas, borboletas, besouros e formigas.
angiospermas
Polinizador é um vetor animal - fator biótico - responsável pela transferência de pólen das anteras de uma flor masculina para o estigma de flores femininas, acidentalmente ou não, permitindo que aconteça a união do gameta masculino presente no grão de pólen com o gameta feminino do óvulo, processo conhecido como ...