EQST

Como Calcular IDF?

Como calcular IDF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como calcular IDF?

O melhor e mais prático é ter disponível a equação IDF (Intensidade-Duração-Frequência) do local onde será implantada a estrutura a ser dimensionada. As equações IDF são construídas a partir de registros históricos de alturas de precipitação x duração.

Como calcular o tempo de retorno da chuva?

Se um evento hidrológico como, por exemplo, uma cheia, é igualada ou excedida em média a cada 100 anos terá um período de retorno T = 100 anos. Isto não quer dizer que este evento ocorrerá regularmente a cada 100 anos.

O que é intensidade de precipitação?

b) Intensidade de precipitação: é a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação expressa, geralmente em mm. h-1 ou mm.

Como calcular o volume de precipitação?

Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

Quais as grandezas que caracterizam a precipitação?

As grandezas que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica, a intensidade, a duração e a freqüência da precipitação. A altura pluviométrica, normalmente representada pelas letras h ou P, é a medida da altura da lâmina de água de chuva acumulada sobre uma superfície plana, horizontal e impermeável.

Como calcular a vazão de uma bacia?

α = L / A1/2 • L: comprimento do talvegue (hm); • A: área da bacia (ha). Sb1: α = 5,96 / (9,6)1/2 = 1,9 (bacia intermediária, nem arredondada e nem alongada). Sb2: α = 4,95 / (5,1)1/2 = 2,2 (bacia intermediária, nem arredondada e nem alongada). 1/ß2 (região montanhosa) = 1,33 (tabelado);