Quando Foi Fundado O Vale Do Amanhecer?

Quando foi fundado o Vale do Amanhecer

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Em 1958, já conhecida como Tia Neiva, deixou a cidade com os filhos e outras famílias e fundou, em 8 de novembro de 1959, a União Espiritualista Seta Branca (UESB), na Serra do Ouro, próximo a Alexânia (GO).

O que é aparar no Vale do Amanhecer?

Mãe de quatro filhos, viúva e caminhoneira, Neiva Chaves Zelaya recebeu o convite de Bernardo Sayão para trabalhar na construção de Brasília. Quando veio ao local, que mais tarde seria a cidade do Núcleo Bandeirante, ela começou a realizar seus trabalhos mediúnicos.

Além de Pai Seta Branca, compõem o panreâo religioso do Vale do Amanhecer entidades da Umbanda edo Espiritismo como Mãe Conga, Pai João de Enoque, Pai João de Aruanda, Mãe D'aruanda, Caboclo Tupinambá, Caboclo Sete Flexas, Cabocla Jurema, Mãe Tilde, Doutor Fritz, Doutor Be- zerra de Menezes, dentre outros.

Quais são as entidades do Vale do Amanhecer?

Quais são as entidades do Vale do Amanhecer?

BRASÍLIA (6/12/13) – Reconhecida como a primeira manifestação religiosa criada junto com o Distrito Federal, o Vale do Amanhecer, em Planaltina, reúne constantemente milhares de pessoas em busca de curas e tratamento espiritual, na doutrina fundada pela clarividente Neiva Zelaya – a Tia Neiva.

O mentor espiritual dessa doutrina é o ;Pai Seta Branca;, um espírito que, entre outras encarnações, teria sido um guerreiro inca, autor de muitas façanhas em combate, depois martirizado pelos colonizadores espanhóis.

Localizado em uma área de 10 mil m², o lugar logo se transformou em ponto turístico de Planaltina, devido à grandiosidade da estrutura e dos seus mais diversos símbolos religiosos.

Qual o objetivo do Vale do Amanhecer?

Obatalá é o filho direto de Olorum o criador do universo. ... Obatalá criou os vegetais, animais e por ultimo da própria criação "terra" com ajuda de Nanã moldou o ser humano com o barro e com seu sopro deu vida ao ser humano.

O Vale do Amanhecer foi fundado por Neiva Chaves Zelaya, conhecida como tia Neiva, em 1959. ... Neiva conta que, primeiramente, foi guiada por Pai Seta Branca, um espírito emissário que hoje é retratado em estátuas e desenhos como um nativo líder Sul Americano.

Reconhecida como a primeira manifestação religiosa criada junto com o Distrito Federal, o Vale do Amanhecer, em Planaltina, reúne constantemente milhares de pessoas em busca de curas e tratamento espiritual, na doutrina fundada pela clarividente Neiva Zelaya – a Tia Neiva.

Qual a filosofia do Vale do Amanhecer?

Qual a filosofia do Vale do Amanhecer?

“Procurei os médicos e nenhum deles conseguiu resolver meu problema. Então pedi aos meus pais para vir ao Vale do Amanhecer. Aqui, o mentor preto velho me disse que era um problema espiritual e que eu precisava fazer os trabalhos, só então que eu consegui melhorar”, relatou Francisco.

Finalmente, Tia Neiva e seu grupo chegaram ao Morro da Capelinha, em Planaltina, onde demoraram dez anos para construir o atual templo. E então, o Vale do Amanhecer, como é conhecido hoje, foi fundado, em 9 de novembro de 1969.

Quem criou o Vale do Amanhecer?

Para a professora do Departamento de Psicologia Social da Universidade de Brasília (UnB), Ana Lucia Galinkin, a possibilidade de os médiuns atenderem diretamente os pacientes e darem uma assistência direcionada aos visitants torna a doutrina ainda mais atraente ao público.

Agora, a doutrina nascida em Brasília ultrapassou as suas origens. Segundo a Gerência Regional do Vale do Amanhecer, atualmente existem mais de 600 templos ativos em todo o Brasil e em países da América Central.

Tia Neiva diz que a sua filosofia ;é unir a todos;, embora cada um tenha o livre abrítrio para professar esta ou aquela crença, uma determinada linha religiosa. Exemplificou que no Vale do Amanhecer tanto a Umbanda como o Candomblé se sentem bem, não havendo nenhuma restrição, entre as diversas correntes.

O início do Vale do Amanhecer remonta à construção de Brasília, exatamente num princípio de tarde, no local onde existe hoje a Esplanada dos Ministérios

“(Os médiuns) são agentes ativos no processo de tratamento das pessoas que buscam solucionar seus problemas. Isso traz uma satisfação pessoal aos visitantes, que se sentem mais próximos e reconfortados daquilo que irá ajuda-los”, explicou.

O pintor Francisco Ferreira, 33 anos, foi ao espaço pela primeira vez há 20 anos para curar um problema que sofria nas pernas. Hoje, não apenas consegue andar normalmente como se tornou um dos seguidores mais assíduos, inclusive, contribuindo nas assistências mediúnicas.

A estimativa da Gerência Regional do Vale é de aproximadamente 5 mil frequentadores, por semana, no local. Quartas-feiras, sábados e domingos costumam ser os dias mais visitados, pois é quando todos os trabalhos oferecidos pela doutrina estão disponíveis aos interessados.

Mostra Luz, Cor e Fé — Cinquenta anos do Vale do Amanhecer vai até 13 de dezembro, no Complexo Cultural de Planaltina. Os rituais e a rotina dos adeptos da doutrina espiritualista são registrados em 84 imagens

Tia Neiva passou a designar seguidores para erguer outros locais de cura espiritual, a começar por Unaí (MG) e Alvorada do Norte (GO). Contudo, a Estrela Candente é firmada apenas em alguns templos, pois somente com ela podem ser feitos todos os trabalhos descritos por Neiva.

Entre eles estão a estátua do Pai Seta Branca – índio tupinambá que em vida passada teria sido São Francisco de Assis -, uma pirâmide egípcia e uma estrela construída em um lago imenso, no ponto chamado Estrela Candente.

O sincretismo religioso é a principal marca dos ritos, que têm influências cristãs, das religiões afro-brasileiras, e até símbolos baseados em crenças orientais, incas, maias e egípcias, tudo praticado por uma comunidade de mais de mil médiuns.

Qual o objetivo do Vale do Amanhecer?

Qual a importância da cura e o que entende por ela na sua pesquisa? Naquela época, os objetivos da organização religiosa do Vale do Amanhecer eram promover a cura das mais diversas formas de sofrimento das pessoas e preparar a humanidade para a entrada do Terceiro Milênio.

Quem é o mentor espiritual do Vale do Amanhecer?

Mãe Yara – Entidade espiritual que, junto com Pai Seta Branca, forma o casal líder da doutrina, ou seja, são os mentores do Vale e responsáveis pela doutrina do Amanhecer.

O que é pai seta?

O mentor espiritual dessa doutrina é o ;Pai Seta Branca;, um espírito que, entre outras encarnações, teria sido um guerreiro inca, autor de muitas façanhas em combate, depois martirizado pelos colonizadores espanhóis.

O que é um Jaguar no Vale do Amanhecer?

Buscamos explorar como os rituais religiosos que são vivenciados no Vale do Amanhecer reproduzem e reforçam as estruturas de dominação, que têm por base as relações de gênero presentes na sociedade envolvente, se apresentando através do binômio ninfa e jaguar, que representam os adeptos do sexo feminino e masculino ...

O que é ser um Jaguar?

Felino de grande porte, o jaguar é um exímio predador carnívoro. ... Para pegar sua presa, o jaguar conta com sua agilidade, capacidade de armar emboscadas e de saber o momento certo de atacar. Isso vale para caças na terra, em rios ou pântanos.

O que se faz no Vale do Amanhecer?

O Vale do Amanhecer define-se como uma doutrina espiritualista cristã, mas abarca pitadas de um tudo, passando até por extraterrestres. Para seus seguidores, o "relacionamento interplanetário" é coisa "natural". Chamam de Capela o conjunto planetário de onde viemos e para onde voltaremos.