A eficácia do esqueleto hidrostático foi aumentada pela divisão do mesmo numa série de cavidades celomáticas, pois a força da contração muscular localizada, deixou de ser transmitida para toda a extensão do corpo do anelídeo.
O sistema excretor dos anelídeos é formado por um par de nefrídeos por segmento. Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
A locomoção é feita por contrações rítmicas da musculatura, auxiliada pelo esqueleto hidrostático. Nos oligoquetos, na face ventral do corpo, estão presentes estruturas quitinosas que auxiliam na locomoção – as cerdas.
As vantagens da utilização do húmus produzido pelas minhocas é que ele não é agressivos para o ambiente, é uma ótima fonte de nutrientes para as plantas, facilita a entrada de água e ar no solo e pode ajudar no combate à erosão e na recuperação de solos degradados.
As minhocas são importantes para o solo, pois vivem embaixo da terra, movimentando-se através de túneis que cavam, facilitando a entrada de ar e água. Com isso, puxam para baixo os restos de vegetais em decomposição e contribuem para a ventilação do solo. Além disso, suas fezes servem de adubo para as plantações.
Resposta. o húmus é formada a partir da decomposição de folhas de árvores , troncos, animais mortos, etc. esta parte do solo é rica em nutrientes que ajudam no crescimento saudável de plantas.