Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.
180°
Dois triângulos são ditos semelhantes se possuírem os três ângulos congruentes e cada par de lados homólogos possuírem a mesma proporção. Sendo que, lados homólogos são os dois lados que são opostos a ângulos iguais, cada um em um triângulo.
180º
ângulos colaterais externos são suplementares. Isso significa que a soma entre dois ângulos colaterais internos sempre será igual a 180°, assim como terá o mesmo resultado a soma entre dois ângulos que são colaterais externos.
Em outras palavras, a soma entre dois ângulos que são colaterais internos resulta sempre em 180°, assim como a soma de dois ângulos que são colaterais externos resulta nessa mesma medida.
Ângulos colaterais externos estão do mesmo lado na região externa de duas retas paralelas. Na imagem a seguir, os ângulos α e β estão do mesmo lado na região externa e, por isso, são colaterais externos.
Já a região que não fica entre as duas retas é chamada de região externa. Observe na imagem a seguir todos os ângulos formados por uma retra transversal a r\\s e que estão na região externa dessas retas.
Interno é o que está no interior, ou seja, é o que está dentro. Externo é o que está no exterior, ou seja, o que está do lado de fora.
adjetivo Que está ao lado e numa direção aproximadamente paralela: ruas colaterais. [Medicina] Que possui um efeito ruim, desagradável ou prejudicial: efeitos colaterais do remédio.
Significado de Alterno adjetivo Alternado, alternativo. [Matemática] Diz-se dos ângulos situados em lados diferentes da secante que corta duas retas. ... (Quando as duas retas são paralelas, tanto os ângulos alternos internos quanto os ângulos alternos externos são iguais entre si.).
Se dois ângulos estão à direita ou ambos estão à esquerda da reta t, dizemos que esses ângulos são colaterais; mas se estão em lados alternados, um à direita, e o outro à esquerda, dizemos que esses ângulos são alternos.
Que pode ser acrescentado de modo adicional, acessório. Complementar; capaz de ampliar o completar: palavras suplementares.
Resposta. Dois ângulos são opostos pelo vértice quando os lados de um deles são semi-retas opostas aos lados do outro. Daí a propriedade: Dois ângulos opostos pelo vértice são congruentes.
Ângulos opostos pelo vértice são formados pelo encontro de duas retas e são congruentes. Um ângulo é a medida da abertura formada por duas semirretas de mesma origem. ... Na imagem acima, os ângulos adjacentes são α e β, β e θ, θ e λ, α e λ; os ângulos opostos pelo vértice são: α e θ e β e λ.
São aqueles que estão em duas retas concorrentes, mas não são adjacentes. Duas retas concorrentes formam quatro ângulos. ... Quando dois ângulos possuem essa última característica, eles são chamados de ângulos opostos pelo vértice. Os outros dois ângulos, que estão lado a lado, são chamados de ângulos adjacentes.
Em geometria, um vértice é um ponto em que duas ou mais curvas, retas ou arestas se encontram. Como consequência dessa definição, o ponto em que duas retas se encontram para formar um ângulo e os cantos dos polígonos e dos poliedros são vértices.
Explicação passo-a-passo:Os elementos de um ângulo são o vértice, que é um ponto comum; e duas semi-retas ou laterais.