Custos, são valores gastos para produzir o produto ou serviço, ou para adquirir o produto em questão. Despesas, são os valores gastos para a comercialização dos produtos ou serviços. ... Ou seja, os custos para a produção ou compra do produto devem ser baixos, as despesas controladas e as perdas evitadas.
Para descobrir o custo de produção anual de uma empresa junte todos os custos durante o ano associado à produção. Isso inclui custos fixos, como o espaço de aluguel usado para produzir o produto, e os custos variáveis totais, como os custos de matéria-prima.
Fórmula: Custo de Produção Acabada (CPA) = Custos de Produção do Período (CPP) + Estoque inicial de Produtos em Elaboração (EIPE) - Estoque Final de Produtos em Elaboração (EFPE).
Para fazer o cálculo basta apenas somar tudo o que ganhou com as vendas (receita operacional) e subtrair os custos que teve para produzir e as despesas variáveis.
Calcular o custo de produção é de extrema importância para descobrir o valor da produção de cada produto ou serviço. Com essa informação, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas para administrar os recursos da companhia.
Ou seja, a depreciação (aquela reserva) deverá manter o capital total equivalente ao longo dos anos, sem exigir que o produtor coloque mais capital próprio no seu negócio. Assim a utilização da depreciação tem por finalidade proteger o capital financeiro que o empresário imobilizou no seu negócio.
Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão de obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.
A partir de um bom gerenciamento de custos, a organização, vem a ter maior controle de seus gastos e de onde pode investir, eliminar desperdícios, entre outras ações. ... De acordo com Dutra (2010), é necessário desenvolver técnicas para a segurança e racionalização da produção, daí a importância do controle de custos.
Os custos são caracterizados pelos gastos diretamente ligados à atividade principal do negócio. ... Sendo assim, para evitar gastar mais do que lucrar, é preciso sempre manter o controle de custos e se certificar de que eles estão sendo bem administrados, para evitar desperdícios que podem gerar prejuízos para a companhia.
A contabilidade de custos é um tema muito importante para a boa gestão financeira de uma companhia. ... Portanto, esse tipo de contabilidade funciona comparando os resultados de entrada com os resultados de saída ou reais para ajudar a administração da empresa a medir o desempenho financeiro da mesma.
A contabilidade de custos é uma estratégia que orienta a gerência na tomada de decisões e controle financeiro corporativo. Além disso, ela determina o caminho mais viável para fazer seu negócio deslanchar.
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente ...
Segundo a terminologia utilizada na contabilidade de custos, podemos dizer que "Os bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa.". ... O aluno deverá saber diferenciar os gastos na Contabilidade de custos.
Contabilidade de custos é um campo das Ciências Contábeis que atua junto à gerencia no levantamento de informações que auxiliarão nas tomadas de decisões e planejamentos quanto aos custos de produção e estabelecimento de metas de vendas.
As principais informações geradas pelo controle de custos dizem respeito aos custos e despesas de produção, formação do preço de vendas, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.
Cálculo de Rateio por Absorção: Neste método simplesmente vamos dividir os custos pelos itens analisados. Exemplo: Você gasta R$ 15 para produzir 1 saca de milho em sua propriedade. Seu custo fixo é de R$ 12 mil entre mão de obra, energia elétrica e outros. Com isso, você consegue produzir 10 mil sacas.
As principais Demonstrações de cunho contábil e financeiro utilizadas na contabilidade de custos são o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.