Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças(1).
Normalmente, a dor nos pés pode ser aliviada com repouso, um escalda pés ou uma massagem local com creme hidratante, no entanto, quando demora mais de 5 dias para aliviar é recomendado consultar um ortopedista para identificar se existe algum problema no pé, iniciando o tratamento adequado.
Inchaço e dores intensas nas juntas, sobretudo no dedão do pé, são os principais sinais da gota, doença inflamatória causada por uma sobrecarga de ácido úrico no sangue – condição que os médicos chamam de hiperuricemia.
No entanto, algumas orientações gerais que ajudam a aliviar os sintomas incluem fazer repouso do local afetado e aplicar gelo. Além disso, fazer massagens ou tomar remédios indicados pelo médico também pode ajudar. Saiba mais sobre o que é a tenossinovite e as opções de tratamento.
A Sesamoidite (dor embaixo do dedão do pé) refere-se à inflamação dos ossos sesamóides. Ao contrário de outros ossos que são conectados entre si através de uma articulação, os sesamóides repousam dentro de tendões. Dessa forma, esses ossos atuam como uma roldana para os tendões que circundam o dedão do pé.
O hálux rígido é o nome dado à artrose da articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o dedão (hálux) ao pé. De acordo com o estudo “Hallux Rigidus”, essa doença resulta na perda de movimento do dedão, deixando-o rígido e dolorido. Essa patologia é a forma mais comum de artrose do pé e tornozelo.
Em zoologia, chama-se hálux ao dedo grande do pé ou, mais corretamente, o primeiro pododáctilo, no humano e, em geral ao primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados tetrápodes.
Existem vários tipos de cirurgia que são empregadas para o tratamento do Hallux Rigidus de grau moderado a grave. As osteotomias e queilectomias são procedimentos utilizados para descomprimir a articulação e retirar os bicos ósseos que causam o impacto, melhorando assim o movimento e aliviando a dor.
Cirurgia de artrodese, em que é feita a fusão entre o metatarso e a falange do hálux. Assim, o mais importante é o paciente entender sua condição e a evolução natural desta patologia para que o tratamento seja feito de forma precoce e mais eficiente a longo prazo.
Pode demorar de seis a oito semanas para o osso para curar, dependendo da localização e extensão da lesão. Depois de uma semana ou mais, o médico pode pedir a outro conjunto de raios-X para assegurar que os ossos permaneçam adequadamente alinhados.
Eles precisam se estender por um período que varia de 20 dias a 6 meses, dependendo da gravidade. Esse costuma ser o prazo da recuperação conforme os danos.
Em até duas semanas, o "calo", formado por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso.
Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.
O tratamento medicamentoso para fratura pode ser feito à base de: