1925 – Grimm: Regra do Hidreto A adição de um hidreto a um átomo fornece um pseudo-átomo com as mesmas propriedades físicas daqueles presentes na coluna imediatamente posterior da Tabela Periódica.
Modificação molecular Consiste em tomar uma substância química bem determinada e de ação biológica conhecida (protótipo) e daí sintetizar e ensaiar novos compostos que sejam análogos estruturais do protótipo. ... A modificação pode ocorrer por simplificação, por associação molecular ou por bioisosterismo.
A simplificação molecular consiste em estratégia de modifica- ção molecular ou otimização de fármacos e/ou protótipos, permitindo a obtenção de novos análogos ativos de estruturas mais simples em relação ao protótipo.
Quanto mais flexível é uma molécula mais seletiva ela será, pois essa maleabilidade aumenta a interação com seu receptor. ... A rigidificação da molécula é empecilho para a molécula assumir diferentes formas, quando esta for fixada na sua forma mais ativa irá permitir aumento da atividade farmacológica.
5.
Protótipos O composto protótipo é o primeiro derivado puro, identificado em uma série congênere de novas substancias, bioensaiadas em modelos animais padronizados relacionados a patologia a ser tratada.
Um protótipo é um modelo preliminar de algum projeto para prova de conceito ou até mesmo como MVP (Produto Viável Mínimo).
Um projeto de química farmacêutica compreende as etapas de descoberta, otimização e desenvolvimento do protótipo.
Segurança, avaliação preliminar. Eficácia, definição da dose eficaz. Em paralelo, a segurança. registrar o novo medicamento.
O principal objetivo da Química Medicinal é estudar as origens moleculares da atividade biológica dos fármacos, a partir da relação entre a estrutura química e a atividade biológica/farmacológica das substâncias em estudo.
A história da Química Medicinal se desenvolve acompanhando a evolução humana, começando pelo homem primitivo que, a partir do domínio do fogo, desenvolveu diversas técnicas.
A Química Medicinal, segundo definição da IUPAC, é uma disciplina baseada na química, envolvendo aspectos das ciências biológica, médica e farmacêutica, cuja missão é o planejamento, descoberta, invenção, identificação e preparação de compostos biologicamente ativos (protótipos), o estudo do metabolismo, interpretação ...
Actualmente, grande parte dos medicamentos é feita de produtos químicos, sendo outros elaborados pela engenharia genética, um método através do qual as células das bactérias ou bolores são alteradas para produzir medicamentos. Muitos fármacos, incluindo alguns receitados pelos médicos, provocam habituação.
Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos. O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal.
Enquanto o farmacêutico atua mais diretamente na produção e manipulação de remédios, o responsável pela produção de vacinas é o Biomédico especializado na área de Imunologia. Esse profissional lida diretamente com o estudo de doenças infecciosas e de mecanismos de tratamento e prevenção de patologias.
No século XVIII, Edward Jenner descobriu a vacina antivariólica, a primeira de que se tem registro.
Os principais requisitos que as farmácias magistrais precisam obter para manipular insumos e produzir medicamentos são:
Medicamentos manipulados são aqueles personalizados de acordo com demandas específicas identificadas pelo médico. Somos bastante acostumados com medicamentos, mas em geral os que fazem parte do dia a dia são os medicamentos industrializados, que são fabricados em larga escala e com dosagens padronizadas.
“O industrializado é fabricado em grande escala, através de maquinários e fórmulas fechadas. Já o manipulado é feito de forma mais artesanal, pois a fórmula do medicamento é fabricada pelo farmacêutico de acordo com a necessidade do paciente prescrito na receita pelo profissional habilitado”, esclarece.
q.s.p., em química, é a abreviação de 'Quantidade Suficiente Para'. Em Latim, Quantum Satis para. Este termo é utilizado quando não se tem uma quantidade definida de um veículo líquido ou sólido, ou este varia, para se completar um determinado volume ou massa.
Durante o uso dos produtos controlados, identificados por tarja preta ou vermelha na embalagem, não ingira bebidas alcoólicas e redobre o cuidado ao dirigir e/ou operar máquinas. Além disso, procure manipular o medicamento no prazo de 30 dias após a emissão da receita.
É possível manipular qualquer medicamento? Não. Existem alguns produtos que são patenteados pela indústria e que não estão disponíveis no mercado para a manipulação.
Eles são feitos especialmente para combater uma necessidade específica. Por exemplo: se você toma vários remédios (Diabetes, Pressão alta, etc.), você pode pedir para manipular um remédio que contenha somente as propriedades para a Diabetes, Pressão alta etc.