A madeira da acácia-negra pode ser utilizada para diferentes finalidades (GONZAGA et aI., 1982), isto é, na indústria de celulose, como madeira aglomerada, e lenha, na secagem de grãos, fumo, padarias e olarias, além do uso doméstico (TONIETTO &STEIN, 1997).
A Acácia é considerada como árvore sagrada. Moisés, a pedido do Senhor, ordenou seu povo, enquanto descansava no deserto, ao pé do Sinai, usasse a Acácia – Pau de Cetim na fabricação do Tabernáculo e nos móveis nele usados – A Arca da Aliança, a Mesa dos Pães da Proposição, os Varais da Arca, os adornos, etc.
O plantio pode ser feito com sementes ou mudas. Ainda há outra opção: formar uma floresta onde antes já tinha a acácia negra – com o choque térmico nas sementes caídas, é possível estimular a germinação. A árvore floresce entre julho a outubro e os frutos são de novembro a janeiro.
Gosta de sol, exige pouca água e prefere solo rico em matéria orgânica – terra vegetal e húmus de minhoca em partes iguais é uma mistura certeira para o plantio. As sementes germinam com facilidade, mas, se quiser um efeito paisagístico rápido, prefira uma muda já crescida, facilmente encontrada em gardens centers.
Acácia: Significa “inocente”, “a que não tem malícia”, “sem maldade”. A planta de mesmo nome era considerada sagrada entre os hebreus, e alguns estudiosos acreditam que sua madeira foi utilizada na construção da Arca da Aliança, lugar onde teriam sido guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos. ...
A acácia é uma planta medicinal, conhecida popularmente por Angico, muito utilizada para o tratamento de feridas na pele, doenças respiratórias e dermatológicas. A parte utilizada da acácia são as suas folhas, flores e sementes, sendo utilizada sob a forma de chá ou compressas.
A madeira de acácia é bastante conhecida por ter sido o material usado na Arca da Aliança, segundo a descrição que encontramos no livro do Êxodo, na Bíblia Sagrada. ... Trata-se de uma madeira extremamente durável, super-resistente e naturalmente rica em resinas.
A acácia é uma árvore leguminosa de madeira dura; muitas espécies produzem goma-arábica e outras fornecem caucho, guaxe (fruto comestível), tanino e madeiras de grande valor. Todas as espécies produzem flores perfumadas brancas ou amarelas, sendo muito usadas como adorno.
A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. ... A madeira dá origem à matéria-prima da indústria do papel: a chamada polpa de celulose, que é o principal ingrediente do papel.
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.
Trabalhar com a madeira para fazer artesanatos pode ser uma boa alternativa, além de versátil, o material tem boa durabilidade e resistência. A madeira pode ser utilizada para fazer objetos pequenos, médios ou grandes (que suportam peso e pressão).
Dicas para reaproveitar sobras de madeira
Trabalhar com madeiras também é uma excelente forma de conseguir ganhar dinheiro com artesanato....Algumas possibilidades de artesanato com madeira são:
Quando a madeira for resinosa, deve-se lavar a superfície com thinner, e depois aguardar que ela seque para depois repetir o procedimento. Uma demão deve ser aplicada no fundo da madeira, que deve ser lixada para que o pó possa ser removido. Depois as imperfeições com massa para madeira devem ser corrigidas.
1 – Com esponja ou o pincel limpe bem a tábua para retirar as impurezas. 2 – Passe o pano limpo para a limpeza final. 3 – Aqueça ¼ de xícara de óleo mineral no micro-ondas aproximadamente 30 segundos. 4 – Regue a superfície da tábua, com o pincel espalhe o óleo na superfície na direção das fibras da madeira.
Pegue ½ colher (chá) de cera de abelha para 1 xícara de óleo (240mL), aqueça os dois em banho maria ou no micro-ondas, só até a cera derreter, e misture bem. Espere esfriar e despeje a mistura na tábua espalhando com papel toalha, até todos os lados da tábua ficarem completamente banhados pela mistura.
óleo mineral
Por isso, quando a sua tábua estiver com aparência desgastada, passe óleo mineral com pano que não solte fiapos ou com luvas descartáveis em direção às veias da madeira. O mais recomendado é fazer essa hidratação uma vez ao mês, o que evita também rachaduras na tábua de corte. Retire o excesso com papel toalha.