Quando os patógenos penetram na pele, a imunidade inata entra em ação através de células fagocíticas. Se não for suficiente para eliminar o fagócito, entra em ação a imunidade adquirida.
Imunidade inata Como exemplos de componentes do sistema imune inato podem ser citados as células fagocíticas e sentinelas, o sistema complemento, as citocinas e as células natural killer (NK).
Os componentes da imunidade adquirida são os linfócitos e seus produtos. Esta imunidade é específica contra diferentes tipos de invasores e é aumentada a cada exposição repetida destes agentes porque possui uma memória imunológica. Existem dois tipos de resposta imune adquirida: imunidade humoral e imunidade celular.
Felizmente, o corpo humano possui um mecanismo protetor contra esses invasores: o sistema imunitário. ... É então que entra em cena o sistema imunitário, também conhecido como sistema imunológico. Ele é formado pelo timo, baço, gânglios linfáticos, amídalas e por diversas células de defesa, chamadas de glóbulos brancos.
Os órgãos que fazem parte do sistema imunológico são os órgãos linfoides primários (medula óssea e timo) e os órgãos linfoides secundários (linfonodos, baço e tonsilas). Essas estruturas são responsáveis pela produção dos linfócitos e plasmócitos.