Os maias, assim como incas e astecas, eram politeístas e suas divindades eram associadas a forças da natureza. O Império Maia construiu pirâmides com escadarias, prova de que possuíam grande conhecimento em engenharia e arquitetura. Além disso, produziram esculturas em terracota e costumavam manusear cerâmica e cobre.
A principal característica da arquitetura inca é a forma trapezoidal de suas aberturas e também o aspecto de construções maciças e com linhas horizontais o que gera a sensação de uma construção majestosa, porém pesada que nem as falsas janelas, ou nichos alinhados conseguiram anular.
A sociedade inca era hierárquica e rígida: formando uma pirâmide onde o Inca estava à frente, em um império onde havia grandes diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças foram respeitadas por cada um dos habitantes do império e pelas pessoas que constituíam a base social.
Os incas eram politeístas e acreditam em diversos deuses. Assim, os deuses eram ligados, principalmente, à elementos da natureza como o sol, a lua, o rio, a chuva etc. Em síntese, os incas realizavam rituais, oferendas e sacrifício humano.
Os Incas eram politeísta acreditavam em vários deuses , sacrificavam animais , humanos em honra dos deuses que cultuavam . Confeccionavam objetos pedras, ouro ...
No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. Esses sacrifícios também tinham uma considerável importância política para esse povo.
A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.
O significado da palavra Inca (ou Inka em quéchua) se refere a uma espécie de título ou distinção, algo como senhor, rei, monarca, imperador ou chefe supremo.
Império Inca (em quíchua: Tawantinsuyu , lit. "quatro partes juntas") foi o maior império da América pré-colombiana. O centro administrativo, político e militar do império ficava na cidade de Cusco. A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII.
Resposta. (Tawantinsuyu em quíchua) foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior império da América pré-colombiana.
Resposta: A civilização asteca desenvolveu-se em uma região chamada de Mesomérica, portanto, além de pré-colombianos, são chamados de povos mesoamericanos.
1438
Originalmente os incas eram um clã da tribo dos quíchuas, localizado na região de Cusco, no Peru. A partir do século XII, porém, iniciaram a formação de um vasto império cuja capital era Cusco. Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina.
Resposta: Os intérpretes dos quipus, os quipucamayucs (ou seja, "guardiães dos quipos"), possuíam uma excelente memória, cuja fidelidade era assegurada por um processo radical: qualquer erro ou omissão era punido com a pena de morte.
Os espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, aproveitaram-se da guerra civil travada entre Atahualpa e Huáscar para realizar a conquista dos incas.
a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e sacrificaram-se em frente deles. b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.
Os povos conquistados por eles eram obrigados a pagar impostos, e as regiões dominadas eram integradas ao império por meio da construção de estradas (os incas possuíram mais de 40 mil quilômetros de estradas), por ordem do Sapa Inca, e culturalmente absorvidas com o deslocamento de população quéchua para essas regiões.
Quando os espanhóis chegaram ao Império Inca, em 1532, encontraram-no em estado de guerra civil. Isso aconteceu por causa das disputas pela sucessão de poder que foram travadas entre os dois filhos de Huayna Capac: Atahualpa e Huáscar. O antigo imperador, Huayna Capac, havia morrido em decorrência da varíola.
Resposta. As populações dominadas dos Incas podiam continuar a ter seus próprios governantes, caso concordassem em submeter-se ao Imperador Inca, pagando impostos a ele. Caso esses grupos negassem ao fazê-lo, eram transferidos para locais distantes dentro das possessões Incas, e as famílias eram normalmente separadas.
Resposta. - A crença na volta dos deuses, fizeram os astecas e incas pensar que os invasores eram seus deuses ou mensageiros dos deuses, não oferecendo resistência, reagindo tardiamente contra os espanhóis.
Resposta. Basicamente o fato dos espanhóis serem mais avançados belicamente que os americanos nativos. Note que, enquanto os nativos utilizavam arcos e flechas, os espanhóis portavam canhões e armas de fogo à pólvora, ressaltando também as armaduras de ferro que os ibéricos vestiam, garantindo a eles certa proteção.
As principais razões da vitória dos espanhóis sobre os povos pré-colombianos não estiveram ligadas à superioridade em termos de inteligência dos europeus frente aos outros povos. Por uma coincidência de fatores, os europeus estavam bem melhor preparados para o conflito com os incas e astecas que o contrário.
Três fatores contribuíram decisivamente para a Vitória espanhola na guerra contra os indígenas: a superioridade bélica, as doenças e a rivalidade existente entre os próprios povos indígenas. Explique esses três fatores.
O motivo pelo qual a América foi um continente onde os espanhóis tiveram mais interesse de colonizar, pois as terras americanas principalmente as do sul do continente, sempre foram ricas em metais preciosos, além de também ter sido o primeiro território ao ser descoberto pelos espanhóis.
A conquista da América Espanhola foi marcada pelo uso de violência contra os povos nativos desde a chegada dos espanhóis em 1492. ... O avanço dos conquistadores aconteceu pouco a pouco, à medida que eles conheciam e descobriam novas regiões e deu-se, principalmente, pelo uso da violência contra os nativos.
São elementos que caracterizam a conquista espanhola, EXCETO: a) Não foram apenas o ouro e a prata que atraíram os espanhóis para o Novo Mundo. O desejo de conquistar e converter pagãos também contribuiu para isso.