As cascas são utilizadas como curativo para inflamação no útero em banhos de assento e para chás no tratamento de malária. Outras indicações da casca são em dores de fígado, rim, estômago, ferimentos, diarreia, cicatrização, curuba (sarna, bicheira, pereba) e inflamações.
Conhecida no Brasil como guarantã, está planta africana possui em suas folhas e na casca de seus frutos o segredo para o rejuvenescimento. Os extratos são ótimos para evitar a perda de colágeno da pele e restaurar as marcas de envelhecimento.
Popular pelos efeitos medicinais, a planta é capaz de curar a candidíase. A infecção fúngica que afeta as mucosas, sobretudo as partes íntimas das mulheres, pode ser recorrente. A mirindiba é usada pela população para o tratamento de algumas doenças, como tumores, doenças no trato gastrointestinal e aftas.
Significado de Embiruçu substantivo masculino [Botânica] Árvore bombacácea (Bombax cyathophorum), de madeira mole, que cresce, de preferência, nas várzeas, ao longo dos rios ou no fundo dos vales; paina-do-arpoador. Variação de embiraçu, imbiriçu, imbiruçu. Etimologia (origem da palavra embiruçu). Embira + do tupi usú.
Utilização da Lobeira Os frutos maduros, que possuem sabor levemente azedo, podem ser consumidos “in natura” e na preparação de doces e geleias. Eles podem ser misturados a outras frutas e empregados no preparo de doces que levam pêssegos ou marmelos.
substantivo masculino Designação de inúmeras plantas aquáticas, de diversos gêneros e famílias; aguapé. [Botânica] Região Amazônica. Tipo de árvore da família das moráceas cujas flores possuem receptáculos em forma de globo. Etimologia (origem da palavra mururé).
A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como antissifilítica, antiasmática, antidisentérica, antiartrítica, anti-herpética, anti-hemorroidária, antidiabética, anti-inflamatória, diurética, emoliente, expectorante e maturativa.
Tomar uma colher (chá) de leite-de-amapá em jejum todas as manhãs durante 8 dias, parar por uma semana. Se necessário repetir a dose. Para crianças, usar 1/2 colher. O leite-de-amapá nunca é tomado puro, mas sempre misturado com água, leite, mingau ou café.
O leite de amapá ainda se restringe ao uso doméstico e está relacionado com a cura de doenças respiratórias, gastrite, anemia e problemas musculares. É extraído principalmente com terçado e machado, através de vários cortes no tronco.
Nativa da região amazônica, o Leite de Amapá é uma árvore rica em látex que, em doses homeopáticas, tem bons resultados para gastrites e problemas respiratórios.
Mastruz com leite A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.
Mastruz protege a saúde do estômago Principalmente quando preparada na forma de chá, a erva de santa maria ajuda a controlar a acidez do estômago, evitando crises de gastrite.