Quando aplicada na medicina, a ultrassonografia permite a obtenção de imagens de estruturas internas do corpo humano. Ondas de ultrassom são transmitidas ao interior do corpo.
O exame de ultrassom é feito por um técnico em radiologia ou pelo próprio médico, e em seguida é analisado por um especialista. O aparelho de ultrassom é posicionado no corpo humano de acordo com a região que deve ser analisada.
No Brasil, hoje, a ultrassonografia é considerada como ato médico, porém corre no Congresso Nacional o projeto de lei n° 3661 (o qual já foi aprovado pelo Senado Federal) que torna esta prerrogativa para os “técnicos de Raios X”.
O paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo oito horas; É necessário reter urina, ou seja, ficar sem urina por pelo menos duas horas antes do exame; Ingerir 60 gotas de Flagass (dimeticona/simeticona) duas horas antes do exame com o mínimo de água possível.
O ultrassom abdominal total, também conhecido por ultrassonografia (USG) abdominal total é um exame indicado para a avaliação morfológica de órgãos abdominais, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga, e também a avaliação dos órgãos localizados na região pélvica.