A fonte de sujeira são os locais onde o resíduo é gerado. Mas é importante destacar que isso acontece enquanto a máquina está funcionando perfeitamente. Ou seja, a sujeira é inerente ao processo.
AS 6 GRANDES PERDAS (SIX BIG LOSSES)
A TPM (Manutenção produtiva total) é uma filosofia gerencial para aumentar a produtividade de um processo produtivo ao reduzir perdas, paradas e falhas integrando os setores de manutenção e operação.
A manutenção preventiva surgiu nos EUA e chegou ao Japão na década de 1950. Buscando maior eficiência da manutenção produtiva, através de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japão.
A partir da evolução das técnicas tradicionais de manutenção corretiva e preventiva, surgiu no Japão nos anos 70 a MPT – Manutenção Produtiva Total (do inglês TPM – Total Productive Maintenance).
Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A sigla TPM foi registrada pelo JIPM ("Instituto Japonês de Manutenção de Planta").
A TPM no homem, ou melhor dizendo, a Síndrome do Homem Irritável (SHI), é o resultado de uma oscilação de testosterona, que costuma acontecer em casos como: Idade (os níveis de testosterona do homem começam a diminuir a partir dos 30 anos) Estresse. Mudanças na dieta ou peso.
Ser responsável pelo desenvolvimento da metodologia TPM, tendo como base os quatro pilares básicos, proporcionando desenvolvimento metodológico de cada pilar e redução de perdas através da aplicação das ferramentas padronizadas para redução de problemas e gestão de indicadores de desempenho do TPM.