Usando um ohmímetro na escala R x 100 meça a resistência entre o dreno e a fonte nos dois sentidos, ou seja, primeiro faça uma leitura e depois nova leitura invertendo as pontas de prova conforme mostra a figura 2. As duas leituras de resistência nesta prova devem ser iguais.
Como testar um Triac?
a)Desligue o diac do circuito em que se encontra e ligue-o no circuito de prova. Lembramos que esses componentes não possuem polaridade. b)Ligue o instrumento de prova na saída do circuito. c)Alimente o circuito e aumente a tensão gradualmente observando a tensão indicada ou a forma de onda.
6.
Com polarização direta (terminal Nº2 positivo em relação ao terminal Nº1) ou polarização inversa (terminal Nº2 negativo em relação ao terminal Nº1), o triac apresenta inicialmente um estado bloqueado passando à condução quando se atinge a tensão de rutura.
Chave com Circuito Detector de Passagem por Zero Nesse circuito, quando há a excitação de comando do LED do acoplador, o circuito espera a passagem da tensão alternada por zero para enviar o pulso de comutação e assim acionar o Triac.
O TRIAC é usado em circuitos de corrente alternada (apenas) ligado em série com a carga, conforme será possível ver na figura 4. Para dispará-lo devemos aplicar uma tensão positiva ou negativa em sua comporta, o que permite fazer seu disparo nos circuitos de corrente alternada em qualquer dos semiciclos.
Ele contém um composto natural usado em alguns medicamentos prescritos, o ácido tri-iodotroacético (triac), que supostamente aumenta a atividade da glândula tireoide. A glândula controla o seu metabolismo como um termostato, e ativá-lo pode ajudar a queimar energia e a perder peso.
Triac – Triodo de corrente alternada Como dito anteriormente, os dimmers modernos ligam e desligam a carga ao invés de desvia-la pra percorrer sobre um material resistivo. O responsável por este funcionamento é o Triac (Triodo de corrente alternada).
O DIAC está conectado ao terminal do gate do TRIAC. Quando a tensão através do DIAC diminui abaixo de sua região de corte, através de um valor pre-determinado geralmente utilizando um potenciômetro, a tensão no Gate do TRIAC será zero e, portanto ele não conduzirá.
O Triac é um pequeno SSR interno (relé de estado sólido) que pode ser usado em lugar de um relé mecânico em aplicações de comutação de baixa potência em corrente alternada (tipicamente até 1 A max).